02/04/2014 às 14h28min - Atualizada em 02/04/2014 às 14h28min

Escola do bairro Aeroporto foi inaugurada na manhã desta quarta (2)

Prefeito enfatiza que a prioridade de sua gestão é a educação

Portal Corrente

Foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (2), a Escola Municipal Filemon José Nogueira. Localizada  no bairro Aeroporto, a escola foi construída a partir de um antigo mercado público nunca utilizado para o seu fim, transformado em depósito de lixo e utilizado por usuários de drogas. Para a reforma e ampliação do prédio, transformado em escola que atenderá cerca de 200 crianças da Educação Básica e Ensino Fundamental até o 3º ano, foram utilizados apenas R$ 150 mil reais.

Estiveram presentes na concorrida solenidade o prefeito Jesualdo Cavalcanti, a primeira dama e Secretária de Educação Maria do Socorro Cavalcanti, vereadores, o ex-prefeito Filemon Nogueira Paranaguá, filho do homenageado com o nome da escola, sua mãe e familiares, secretários e servidores municipais, além de estudantes e  grande número de pessoas da comunidade. O início do evento foi realizado pelo coral formado pelos estudantes da Escola Municipal de Música, regidos pela professora Keila Nogueira.

Em seu pronunciamento, a Secretária de Educação colocou: “ Desde quando vi pela primeira vez este prédio abandonado, sujo, cheio de lixo, mas com uma arquitetura bonita e tão bem localizado no meio destas famílias, me chamou a atenção o desperdício do poder público e sonhei em construir esta escola. Hoje realizei meu sonho e estou muito feliz. Seguindo os projetos modernos de educação, esta escola não tem muros, pois queremos introduzir a família dentro da instituição de ensino. Entrego esta escola à esta comunidade e espero que cuidem dela com carinho, pois sem a participação das famílias a educação não se faz por completo”.

Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Maria do Socorro Cavalcanti

O ex-prefeito Filemon Nogueira, falou, emocionado,  sobre a homenagem feita a seu pai: “É impossível estar aqui e não se emocionar. Ver o nome do meu pai pintado no muro branco desta escola é motivo de extrema felicidade, pois estabelece uma ligação automática da obra construída com o homenageado. O Dr. Filemon sempre fez do estudo e da leitura a grande forma de construção da cidadania. Nos sentimos gratificados pela homenagem. Esta comunidade tem uma relação fraterna muito grande com a nossa família, pois o bairro Aeroporto I é filho do Dr. Filemon e o bairro Aeroporto II é neto dele. E a entrega desta escola a este bairro dignifica e honra esta comunidade”.

Ex-prefeito Filemon José Nogueira

O prefeito Jesualdo Cavalcanti enfatizou em seu discurso: “eu tenho muita preocupação com a educação, pois a chance que as famílias menos favorecidas têm de melhorar de vida é através da educação. Quem acompanha de perto a nossa gestão vai sentir esta nossa preocupação muito grande com o caminho certo, que é buscar a ascensão social e a formação de cidadãos através da educação e estado tem a obrigação de fornecer uma educação de qualidade também aos pobres. Esperamos voltar aqui para inaugurar a praça, muito em breve. Vale salientar que o bairro Aeroporto é o bairro mais bem planejado da cidade, com ruas amplas e retas, duas praças e durante muitos anos não recebeu uma única melhoria, estava abandonada,  e nossa função aqui também é esta, de resgatar a retomada do crescimento deste bairro em reconhecimento ao trabalho dessa população que também contribui para o desenvolvimento de Corrente. Finalizando, quero registrar que uma escola vale pelo que ministra, pelo exemplo que ela dá e também pelo nome que carrega. Não foi em vão que nós demos o nome a esta escola do Dr. Filemon, cuja trajetória foi de uma luta sem limites pelo desenvolvimento e o progresso de Corrente.”

Prefeito Jesualdo Cavalcanti Barros

A placa escola foi descerrada pelo prefeito Jesualdo Cavalcanti e pela esposa do homenageado, Elzenir de Souza Nogueira Paranaguá.

Família de Filemon José Nogueira (in memorian), homenageado com o nome da escola

Após o término da solenidade, a Orquestra Sanfônica da Santa Marte realizou uma apresentação.

Curta Portal Corrente e receba atualizações em sua página do Facebook!


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »