24/02/2024 às 07h56min - Atualizada em 24/02/2024 às 07h56min

Comunidade do Riacho Grande comemora a chegada do material para construção do anexo escolar

Salas serão disponibilizada para os estudantes do Ensino Médio, que terão agora um espaço exclusivo para as suas aulas.

Viviane Setragni
Portal Corrente
A tarde desta sexta-feira (23) foi marcada por grande alegria pela comunidade do Riacho Grande, zona rural do município de Corrente: um caminhão carregado de materiais de construção chegou à localidade, para dar início à construção das salas do anexo educacional, beneficiando os estudantes do Ensino Médio, que agora terão um local exclusivo para efetuar os seus estudos. 
 
A iniciativa é da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC), que prevé a construção de três salas, dois banheiros e um espaço para alimentação. A construção das salas atende a um pedido da comunidade do Riacho Grande, que através da professora responsável pelo anexo, Mericélia, lutou incansavelmente para que o espaço se tornasse realidade.
 
A professora lembra que a luta para a construção do anexo teve início há alguns anos, assim que os alunos retornaram às salas de aula ao final da pandemia de Covid-19. "Ali a gente já não tinha um espaço adequado para os alunos, tentamos alugar imóveis, mas foi sempre muito difícil, não tinha espaço adequado até que firmamos um acordo com a Escola João Benício, do município, onde uma sala foi cedida para os estudantes. Na época chegamos a alternar das turmas em dias diferentes, para garantir que todos tivessem a oportunidade de estudar, ao mesmo tempo em que buscávamos uma solução junto às autoridades", relata.
 
Para a solução do problema, a professora contou com o apoio da Superintendente de Educação da Seduc, Viviane Faria, com quem teve a oportunidade de conversar durante um dos encontros Pré-Enem.
 
"Levou ainda alguns meses, mas nós conseguimos e hoje nós temos um sonho se tornando realidade, para mim e para os alunos e pais do Riacho Grande, que acompanharam de perto a nossa luta! E eu agradeço demais também o Dr. Edilson, que acompanhou de perto essa luta e que sonhou junto com a gente, sempre intervindo, falando com as autoridades, mostrando a nossa situação e levando o anseio dessa comunidade, é muito gratificante ver o anexo se tornando realidade", fala emocionada a professora.
 
O ex-vereador Edilson de Araújo Nogueira, que há anos acompanha a situação e que se juntou à luta da professora Mericélia e da comunidade, comemora a chegada do material e o início da construção das salas. "Há anos venho lutando por essa causa, desde o então governador Wellington Dias, assim como com o atual governador, Rafael Fonteles e o secretário Washington Bandeira, onde ratificamos os nossos anseios e reivindicações, que foram concretizados. Ganha o Riacho Grande, ganha o povo, ganha a educação! Os professores que lutaram por este ideal comemoram, esse é o resultado da luta de todos que nós que amamos a educação e que a temos como algo transformador", finaliza.




 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »