14/03/2024 às 08h06min - Atualizada em 14/03/2024 às 08h06min

Semarh, Pnud e Seduc selecionam jovens para atuarem em Programa de educação ambiental; confira edital

Serão selecionados 25 jovens, de 15 a 19 anos, residentes nos municípios de São Gonçalo do Gurguéia, Gilbués, Riacho Frio, Corrente e Barreiras do Piauí.

https://www.pi.gov.br/noticia/semarh-pnud-e-seduc-selecionam-jovens-para-atuarem-em-programa-de-educacao-ambiental-confira-edital

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com a United Nations Development Programme (PNUD), da Organização das Nações Unidas, lança edital para a seleção de jovens residentes dos municípios da Chapada das Mangabeiras, no Sul do estado, para participarem de programa de educação ambiental e atuarem em projetos socioambientais em escolas públicas. O prazo para inscrição é até 17 de março.

Serão selecionados 25 jovens, de 15 a 19 anos, residentes nos municípios de São Gonçalo do Gurguéia, Gilbués, Riacho Frio, Corrente e Barreiras do Piauí. Os candidatos devem estar cursando ou ter concluído o ensino médio em escola pública e não ter qualquer vínculo empregatício.

Será concedido a cada jovem participante auxílio financeiro mensal de R$ 200, durante dez meses para cumprimento de dez horas semanais de estudos e elaboração de projetos.

O objetivo do programa é promover a inclusão de jovens por meio do estímulo à participação em projetos socioambientais em seus territórios. A iniciativa contribui para a preservação ambiental, estimula o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de competências.

O programa está sendo executado no âmbito do projeto “Desenvolvimento Sustentável de Áreas de Desertificação no Sul do Piauí”, uma parceria entre o governo piauiense e o Pnud.

Os jovens selecionados participarão de oficinas sobre meio ambiente, Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de capacitações temáticas sobre queimadas, recuperação de áreas degradadas, recursos hídricos e resíduos sólidos.

Após a capacitação, terá início a fase de execução de projetos, durante a qual os participantes mobilizarão parceiros, realizarão eventos educativos e executarão projetos de educação ambiental junto aos alunos de escolas públicas no município, entre outras atividades.

As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://forms.office.com/e/1xfng1cQyD 

Clique  aqui para acessar o edital.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »