03/04/2024 às 15h00min - Atualizada em 03/04/2024 às 15h00min

Sob direção de novo pároco, Paróquia Imaculada Conceição encerra período quaresmal com celebração especial de Páscoa em Corrente

Frei Fábio Ribeiro Soares, empossado em 10 de março pelo bispo Dom Marcos Tavoni, fala sobre a importância do período quaresmal para os fiéis.

Viviane Setragni
Portal Corrente

A Paróquia Imaculada Conceição, de Corrente, da Ordem Mercedária, realizou no último domingo (31) a celebração especial da Páscoa do Senhor Ressuscitado, com grande número de público presente. A missa deu por encerrado o período quaresmal e as celebrações da Semana Santa, dias em que os cristãos e, neste caso, os cristãos católicos, reforçam a sua fé por meio de orações, jejuns, penitências, alicerçadas pelas leituras dos evangelhos. Durante a Semana Santa também foi feita a encenação da crucificação do Cristo, igualmente acompanhada por um grande número de pessoas, que se emocionaram com as cenas dramatizadas.

 

As celebrações de Páscoa foram conduzidas pelo Frei Fábio Ribeiro Soares, recém-chegado à paróquia. Ele chegou no dia 19 de fevereiro e foi empossado Pároco no dia 10 de março pelo bispo Dom Marcos Tavoni, com a presença de grande número de fiéis, que reuniram-se para testemunhar o momento celebrativo e acolher o novo pároco.
 

 

Integrado à paróquia dentro do período de quaresma, o Frei Fábio Ribeiro Soares falou ao Portal Corrente sobre a importância destes 40 dias para os fiéis:

 

“Como mensagem para esse início de missão refletimos a espiritualidade do tempo quaresmal e Semana Santa. A espiritualidade da Quaresma e da Semana Santa está profundamente enraizada na tradição cristã e representa um período de preparação, reflexão e renovação espiritual. São 40 dias que antecedem a Páscoa, nos quais os cristãos são convidados a se dedicarem à oração, ao jejum e à penitência como uma forma de se prepararem para celebrar a ressurreição de Jesus Cristo. É um tempo de autoexame, arrependimento e busca por uma vida mais próxima de Deus”.

 

“A prática do jejum durante a Quaresma tem como objetivo não apenas abster-se de alimentos, mas também renunciar a comportamentos ou hábitos que possam estar afastando a pessoa de sua fé ou de uma vida mais plena e significativa. Além disso, muitos cristãos aproveitam esse período para se envolverem em obras de caridade e solidariedade, buscando servir aos mais necessitados e promover a justiça social.

 

Já a Semana Santa é o ápice desse período de preparação, culminando na celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Durante essa semana, os fiéis são convidados a acompanhar de perto os eventos que levaram à crucificação e morte de Jesus, refletindo sobre o significado do sacrifício de Cristo pela humanidade e renovando sua fé na promessa da vida eterna.

 

A espiritualidade da Semana Santa é marcada por uma profunda emoção e reverência, à medida que os fiéis participam de serviços religiosos especiais, como a Via Sacra, as liturgias da Quinta-feira Santa, a Adoração da Cruz na Sexta-feira Santa e a celebração da Vigília Pascal no Sábado Santo. Esses ritos e cerimônias ajudam os cristãos a entrar em sintonia com o mistério da morte e ressurreição de Cristo e a renovar seu compromisso com os ensinamentos do Evangelho.

 

No geral, tanto a Quaresma quanto a Semana Santa oferecem aos fiéis uma oportunidade preciosa de crescimento espiritual, transformação pessoal e renovação da fé, preparando seus corações para receberem com alegria a ressurreição de Cristo no Domingo de Páscoa”.

 



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »