04/04/2013 às 10h03min - Atualizada em 04/04/2013 às 10h03min

IFPI e prefeitura municipal de Corrente firmam parceria

Convênio beneficiará estagiários do Instituto

Portal Corrente

 

O IFPI Campus Corrente e Prefeitura Municipal firmaram parceria na manhã desta quarta-feira (04). Segundo o Coordenador de Extensão do IFPI, Walter Silva e Silva, “o objetivo específico deste convênio é criar condições institucionais para que os alunos possam realizar estágios, uma vez que se cria um vínculo didático-pedagógico entre a prefeitura e o Instituto. Temos profissionais sendo formados na área de Gestão Ambiental, Informática, Licenciatura em Matemática, que pode ser muito utilizada nas escolas municipais, Meio Ambiente e Agronegócios. Esses profissionais estão prontos para entrarem no mercado de trabalho, e este será o primeiro passo”.  Ainda segundo o professor, hoje os alunos são obrigados a sair do município para realizarem os estágios.

Os primeiros alunos a serem contemplados com o estágio supervisionado serão os de Gestão Ambiental, em fase de finalização do curso. Um projeto acadêmico já foi apresentado e, segundo a Secretária de Industria, Comercio e Turismo,  Diviane Rocha, o projeto já será implantado em sua secretaria.

Outro projeto que brevemente será realizado é o de “Cidadania Financeira”, com o objetivo de incentivar o consumo consciente por parte dos alunos,  uma vez que a exigência de nota fiscal permitirá a estes alunos exigir da prefeitura melhores condições para o município. “Se a prefeitura não arrecada ela não tem condições de realizar melhorias”, afirmou o professor Walter.

O prefeito Jesualdo Cavalcanti afirmou que as portas da prefeitura estão abertas ao Instituto e vê com otimismo os projetos de conscientização que serão realizados. “Precisamos mudar toda uma cultura, já que a grande maioria dos consumidores não exige nota fiscal, fazendo com que a arrecadação seja muito inferior ao que realmente podemos ter”, declarou o prefeito. Ainda segundo o gestor, brevemente será implantado no município o cupom fiscal eletrônico, que vem de encontro ao projeto de conscientização que será realizado pelo Instituto.

“Um dos empecilhos para a implantação da nota fiscal eletrônica é a péssima conexão de internet do município, e para viabilizar a mudança que pretendemos fazer, aderimos ao convênio “Cidade Digital”, sendo que até o próximo ano teremos 20 pontos de internet, onde os cidadãos poderão acessar gratuitamente a rede”, afirmou o prefeito.

A Diretora de Ensino do IFPI, Joedna Hübner, declarou que a parceria entre o Instituto e a prefeitura será de grande benefício, uma vez que o Instituto necessita de dados para desenvolver os projetos, inclusive de inclusão social, como o “Mulheres Mil”, que beneficia mulheres de baixa renda.

Ainda segundo a Diretora Geral, Isabel Ramalho,  o Instituto estará a disposição para orientar os empreendedores do município para adequação às novas exigências, inclusive à Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas,  citada pelo prefeito, e até mesmo para as futuras licitações, já que constatou-se a dificuldade dos comerciantes em se adequarem às exigências burocráticas para a participação dos certames.

Os alunos selecionados poderão iniciar imediatamente seus estágios. Também estiveram presentes no encontro a Psicóloga Veronica Gomes, a Pedagoga Cleonice Moreira, o Secretário de Infraestrutura Narciso Amaral, a Secretária de Educação Maria do Socorro Cavalcanti e o presidente da Câmara Municipal, o vereador Flávio Rivelino.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »