24/06/2014 às 18h07min - Atualizada em 24/06/2014 às 18h07min

Sessão solene comemora o Dia Internacional do Cooperativismo

Requerimento é de autoria do deputado Cícero Magalhães (PT)

Alepi

A Assembleia Legislativa do Piauí vai realizar sessão solene dia 03 de julho, às 10 horas, em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo. O requerimento é de autoria do deputado Cícero Magalhães (PT). No Brasil, existem 6.603 cooperativas e mais de 11 milhões de cooperados. 

Segundo dados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o setor tem atuação em 13 ramos e gera mais de 320 mil empregos em todo o país, apostando na inclusão social e desenvolvimento econômico. O Dia do Cooperativismo é comemorad no dia 05 de julho. 

Conforme o deputado Cícero Magalhães, “o cooperativismo é importante na geração de emprego e distribuição de renda, além de contribuir na ampliação das exportações em todo o Brasil”. No Brasil segundo dados da Organização das Cooperativas Brasileiras cerca de 10 milhões de pessoas atuam no desenvolvimento das ações entre a comunidade e os cooperados. 

História – O cooperativismo surgiu em 1844, na Inglaterra, e está presente em vários setores da economia. As cooperativas são formadas por associações voluntárias de, no mínimo, 20 pessoas em torno de uma atividade econômica com os mesmos objetivos. O Dia Internacional do Cooperativismo foi instituído em 1923, durante o Congresso da Aliança Cooperativa Internacional (ACI). Conforme dados da organização para a cooperação, o agronegócio brasileiro movimenta mais de 22% do Produto Interno Bruto (PIB) e é líder em produtividade na América Latina.

Participam da sessão solene representantes da Associação Piauiense de Prefeitos Municipais (APPM), da AVEPI, Ordem dos Advogados do Brasil, secção Piauí, Ministério Público do Trabalho, da Junta Comercial, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, BNB, Agência de Fomento do Piauí, Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços, SENAR, SENAI, SESC, SEBRAE e do Sindicato dos Empregados no Comércio de Teresina.




Emerson Brandão   Edição: Paulo Pincel


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »