12/09/2014 às 17h38min - Atualizada em 12/09/2014 às 17h38min

Candidato Fernado Monteiro fala de suas propostas ao Portal 180Graus

Problemas da seca serão o foco do candidato

Portal 180Graus

O candidato a deputado estadual Fernando Monteiro (PTB), também esteve na sede do 180 para dar continuidade a série de entrevista "Candidato Responde" desta sexta-feira (12/09).

Em seu sétimo mandato, o deputado garante que já fez muito pelo Piauí e pode fazer muito mais. Um dos projetos que ele tem como prioridade é voltado para a convivência dos piauienses com a seca. Ele busca que as escolas incluam no conteúdo da disciplina de ciências, o tema de forma a ajudar aos jovens, futuramente adultos, a lidar com esse entrave que permeia a vida em especial do agricultor. Além desse projeto o parlamentar também destacou outras ações que terão a sua atenção.

O deputado aproveitou o espaço para agradecer a confiança que o seu eleitorado tem lhe dado ao longo dos anos. E disse que essa credibilidade será retribuída, com empenho e dedicação em prol do Estado.

 

CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

180- Com a sua experiência, como o senhor pensa que pode ajudar o Piauí com um mandato de deputado?

Fernando Monteiro- É um prazer está aqui participando deste encontro no 180graus.E dizer assim, eu tenho uma longa caminhada e uma historia de trabalho e de serviço prestado ao ao meu estado, comecei como vereador de Teresina e estou no sétimo mandato de deputado estadual.Já ocupei recentemente no governo do Wellington Dias o cargo de secretário estadual de Defesa Civil, quando tive a oportunidade de dar uma transformação aquela Secretaria que até então era conhecida apenas como uma Secretaria que proporcionava a ida de caminhões levando água, para onde não tinha sistema de abastecimento de água. Então lá na Defesa Civil eu desenvolvi um trabalho levando aquela secretaria a fazer obras preventivas como também, obras estruturantes porque foram obras que ficaram marcadas e realizaram sonhos, como pontes. Então por isso eu agora me sinto mais preparado para prestar um serviço maior pelo nosso estado.

 

180- O senhor já tem algum projeto especifico de trabalho para o seu mandato?

Fernando Monteiro- Tive essa experiencia na Defesa Civil, e vi o sofrimento do nosso povo principalmente o povo do semiárido. Então como se sabe nós não podemos movimentar a posição geográfica e o clima do nosso estado. Nós sabemos que todo ano teremos seca e estiagem, então não precisamos combater a seca e a estiagem, nós temos é que conviver com ela. Temos uma lei já aprovada na Assembleia Legislativa que corresponde a introdução no conteúdo de ciências no ensino fundamental e na matéria de biologia no ensino médio, com conhecimentos da conveniência com a seca. Ou seja, mudar a cultura do nosso povo. Fazer com que o nosso homem do semiárido entenda que ele tem que produzir, que ele tem que se dedicar atividades apropriadas aquele clima e aquele solo. Então tem determinadas culturas agrícolas, que essas culturas devem ser desenvolvidas no semiárido porque exige pouca água. O que não acontece atualmente. Então nós temos que ter essa nova geração que virá sabendo que temos que trabalhar lá no semiárido com aquelas culturas agrícolas apropriadas para aquele clima, para aquele solo.

 

180- O senhor acha que dá para separar a vida pessoal da vida parlamentar ?

Fernando Monteiro- Olha é complicado, realmente isso é muito complicado, porque hoje quem está na vida pública termina de doando muito, que é meu caso. Meu caso eu faço um trabalho permanente, um que trabalho de todos os quatro anos, eu não escondo de ninguém, eu não engano ninguém. Meu telefone celular é o mesmo desde que quando surgiu celular no estado do Piauí. E eu estou permanentemente trabalhando e atendendo aqueles que represento, os municípios que represento, os finais de semana eu estou constantemente viajando. Então termina realmente a vida pessoal, quase que ficou no segundo plano, e o trabalho político termina absorvendo toda a nossa vida. A gente deixa de ter privacidade, deixa de viver para si. A minha vida tem sido isso, uma doação para justificar o meu mandato. E eu estou empenhado, trabalho muito e tenho dado todos os meus esforços para justificar o meu mandato. Isso é tão verdade que não sou um deputado cigano, ou seja, que numa campanha eleitoral é votado em um município e na outra campanha votado em outro município. Não, os mesmos municípios que fui votado, desde o meu primeiro mandato continuam sendo votado atualmente. Isso é uma demonstração de que a gente tem procurado corresponder aqueles aquele povo que representamos.

 

180- Quem é o candidato que o senhor quer que seja eleito governador do Piauí? O senhor pode dizer que vota de graça em seu candidato ou seu apoio está condicionado à troca de favores?

Fernando Monteiro- Não, eu não estou votando no senador Wellington Dias procurando receber nada. É uma convicção que tenho de que é o melhor nome o estado do Piauí. Eu pude conviver com ele, quando fui secretário estadual de Defesa Civil e vi a sua determinação, a sua dedicação, a sua serenidade, o seu controle emocional e a sua capacidade para gerir as coisas do nosso estado. Então estou apoiando com convicção o senador Wellington Dias ao governo do estado porque acredito que ele que já fez muito, pode ainda fazer mais, porque experiência conta sim, porque você já tem conhecimento do problema e ninguém nesses estado tem o melhor conhecimento, do estado e dos seus problemas do que o senador Wellington Dias . Além de já ser um político em Brasília, hoje respeitado nacionalmente. Então o senador Wellington Dias, eu estou apoiando ele com essa certeza, de que é o melhor nome para o estado do Piauí, eu estou engajado na sua campanha, procurando dar o melhor para a campanha dele. Tenho a certeza de que o senador Wellington Dias governando o estado, será o melhor para nosso estado e para seu desenvolvimento.

180- É de sua vontade indicar ou ser o senhor mesmo um secretário de Estado, caso seu candidato majoritário vença as eleições?

Fernando Monteiro- Não, isso é uma coisa que depende de partido, depende do governador e que a gente não pode chegar aqui uma posição a respeito. A minha disposição é que me reelegendo a deputado estadual, quando você é reeleito a deputado estadual, você vai desenvolver um trabalho na Assembleia Legislativa, evidentemente se o governador Wellington Dias for eleito eu estarei na sua base de apoio,se ele não for eleito eu estarei na oposição. A minha vida política tem sido de coerência, todos os meus mandatos eu estive na Assembleia onde o povo e colocou. Quando meu governador foi eleito, eu estava na base do governo, quando o governador que dei apoio não foi eleito eu fiquei na oposição. Aliás tem mais mandatos na oposição do que no governo. Mas estou a disposição do senador Wellington Dias dias e do meu partido para a missão que o meu partido e o senador acharem mais adequado. Mais a minha disposição como candidato a reeleição é exatamente fazer um trabalho lá na Assembleia Legislativa. Eu tenho certeza de que os piauienses me conhece, sabem da nossa maneira de atuar, sabem que podem confiar no deputado Fernando Monteiro.

 

180- Considerações Finais

Fernando Monteiro- Estou nessa nova campanha eleitoral com a consciência de dever cumprido, graças a Deus caminho todos todo o estado do Piauí, todos ps bairros de Teresina com a cabeça erguida e olhando as pessoas nos olhos, porque não tenho do que me envergonhar. Procurei fazer um trabalho permanente na Assembleia Legislativa sempre tive disponibilidade, sempre procurei atender a todos, e você que me conhece tem caminhado do nosso lado sabe como é a nossa conduta. Temos desempenhado o nosso mandato com muita seriedade com muita determinação procurando valorizar e respeitar a confiança que em mim é depositada. Exatamente por isso é que tenho conquistado ao longo destes anos a credibilidade de vários municípios que continuam nos apoiando ao longo destes sete mandatos e esse próximo mandato estou motivado, estou determinado a me empenhar ainda mais por quero a oportunidade de servir melhor o governo do meu estado, ao lado do senador Wellington Dias no governo do estado. Peço portanto esta oportunidade para voltar a Assembleia Legislativa lembrando aqui meu número que sempre continua o mesmo "14114", para que a gente possa trabalhar ainda mais pelo Piauí, pelo seu município e pela nossa querida Teresina.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »