19/09/2014 às 23h40min - Atualizada em 19/09/2014 às 23h40min

Secretaria de Meio Ambiente de Parnaguá promove Expedição para Serra das Rastarias

Inscrições rupestres chamam atenção dos visitantes

Portal Corrente

Por Viviane Setragni

Nos dias 30 e 31 de agosto, realizou-se uma expedição na Serra das Rastarias, localizada entre os municípios de Parnaguá e Curimatá. A expedição foi promovida pela Secretaria de Meio Ambiente de Parnaguá e contou com a participação da Dra. Leila, responsável pela elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Parnaguá, da Superintendência de Meio Ambiente do município de Corrente, do ambientalista Hermes Tuxaua e dos alunos do Pronatec de Parnaguá.

Durante a expedição, a equipe teve a oportunidade de observar algumas figuras rupestres em um paredão na localidade de Engazeiras, como explica a bióloga Suele Nogueira. “Tais figuras foram feitas por nossos ancestrais, que há muitos anos habitavam o local. O ideal seria que uma equipe de pesquisadores e arqueólogos fizessem um estudo oficial por toda a região, que possui destas inscrições em diversos pontos”, colocou.

O Superintendente de Meio Ambiente do município de Corrente, o ambientalista Jesy Jr., destaca a necessidade de proteção destes sítios arqueológicos. “Estas inscrições são a prova da existência destas civilizações que viveram aqui no passado, são um tesouro, um patrimônio, e se não receberem a proteção devida certamente serão depredadas e até roubadas, como já existem casos registrados, mas para que isso aconteça precisamos do empenho das autoridades competentes”, enfatiza.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente do município de Parnaguá, Absalão Dias, a quantidade de registros de inscrições rupestres é considerável e diversas equipes de pesquisadores e cientistas já estiveram na região para estuda-las. “Estas inscrições são muito importantes e precisamos encontrar uma forma de protege-las. Parnaguá poderia até mesmo desenvolver o turismo ecológico, gerando renda para a comunidade ao mesmo tempo em que preservaríamos o local”, coloca.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »