22/04/2013 às 09h01min - Atualizada em 22/04/2013 às 09h01min

Parceria permite intercâmbio de estudantes para a Espanha

O intercâmbio poderá ser feito a partir do início de 2014.

CCom

 

Estudantes de todo o Piauí poderão estudar, durante seis meses, na Espanha a partir do primeiro semestre letivo de 2014. A assinatura do termo de compromisso entre o Governo do Estado e o Governo espanhol permitirá o envio de alunos da rede estadual de ensino básico para intercâmbio cultural na Europa.

O acordo foi firmado durante viagem de 14 dias à Europa, pelo governador Wilson Martins acompanhado de comitiva, formada pelos secretários estaduais de Governo, Educação e Cultura e Mineração,  além de deputado, representando a Assembléia Legislativa do Piauí (Alepi).

Cerca de 150 alunos de escolas estaduais serão enviados, por ano, para estudarem em colégios públicos desses países. De acordo com o secretário estadual da Educação e Cultura, Átila Lira, o objetivo é promover o aperfeiçoamento dos estudantes na formação em cursos de línguas. Além da Espanha, os estudantes poderão ir para o Chile, Argentina, Estados Unidos, Canadá e Nova Zelândia.

"Já no próximo junho, devemos iniciar a seleção em todo o Estado. Entre agosto e dezembro, os alunos realizarão o curso intensivo de língua espanhola e inglesa e completarão a formação em línguas no exterior", esclarece o secretário, enfatizando que a parceria firmada com o Governo da Espanha será de grande importância para o aprendizado dos alunos e possibilitará a troca de conhecimento.

O secretário da Educação destaca, ainda, que o recurso de R$40 milhões do Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA), que será destinado ao Semiárido, garantirá uma parte para a educação. Os recursos do fundo serão aplicados ao longo de sete anos. Dos 40 milhões de dólares, 20 milhões são oriundos do FIDA, cerca de 10 milhões do Governo do Estado e ainda haverá recursos do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »