28/04/2013 às 00h52min - Atualizada em 28/04/2013 às 00h52min

SINTE-PI/Corrente participou da Greve Nacional em prol da Educação

Mesa redonda encerrou as atividades da semana

Portal Corrente

 

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) realizou nesta semana  a 14ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública. Com a realização de uma greve nacional entre os dias 23 a 25, foram realizados debates com a categoria e a sociedade brasileira sobre a importância da valorização dos trabalhadores em educação, para a conquista do direito à educação de qualidade.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Piauí (SINTE-PI) também aderiu à campanha, realizando diversas ações por todo o estado. A regional Corrente participou do movimento durante toda a semana, com a realização de panfletagem no centro comercial do município, contendo explicações acerca das reivindicações da classe.  Segundo a presidente do sindicato, Sandra Marília, também foram realizadas visitas às escolas da região para conhecer a realidade e constatar os possíveis problemas e necessidades existentes. Posteriormente, será realizado um relatório,  que será encaminhado à regional,  para definição de ações em prol das melhorias necessárias. 

Sandra ainda colocou: “a campanha nacional visa discutir a promoção da melhoria da qualidade da educação pública em todos os aspectos, desde a valorização salarial, qualificação profissional dos docentes até melhorias nas estruturas físicas das escolas. Além dos professores, todos os profissionais envolvidos no processo educacional, desde zeladores a merendeiras, todos estão inseridos nas reivindicações de melhorias”.

As principais solicitações da greve nacional são: 10% do PIB para educação, aprovação do Plano Nacional de Educação; aprovação da Lei de Responsabilidade Educacional; destinação de 100% dos royalties do pré-sal para a educação, ideia defendida também pela presidenta Dilma e pelo ministro Aloizio Mercadante;  e definição de diretrizes nacionais de carreira para os profissionais da educação básica.

Nesta quinta-feira, 25 de abril,  foi realizada uma mesa redonda na Casa da Cultura, com a presença dos integrantes da mesa diretora do SINTE-PI, regional Corrente. Após a realização de uma apresentação cultural de alunas do Colégio Coronel Justino, integrantes do Programa Mais Educação, compuseram a mesa  Tania Maria, vice-presidente do sindicato, Rosivânia Ribeiro, Gerente da 15ª Regional, Mirian Folha, Coordenadora do Curso de Pedagogia da UESPI e a Professora Noemi Rocha, coordenadora do Programa de Jovens e Adultos. O evento contou também com a presença do vereador Joabe Santana, do Superintendente de Esportes, Nizomar Rocha, do presidente do SINPROSUL, José Adalto, alunos do curso de Pedagogia da UESPI e professores de escolas e universidades da região.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »