28/04/2013 às 02h26min - Atualizada em 28/04/2013 às 02h26min

Obra de recuperação da Ponte do Calumbi é concluída

Comunidade volta ao ritmo normal

Portal Corrente

A ponte da localidade do Calumbi, danificada por causa das fortes chuvas no mês de janeiro, finalmente teve sua obra de recuperação concluída. Segundo Narciso Amaral, Secretário de Infraestrutura do município, a cabeceira danificada foi toda refeita e a estrutura da ponte foi toda reforçada. Foi refeito todo o guarda-corpo da  ponte, trocadas todas as madeiras que apresentavam deterioração, assim como todos os pregos que estavam danificados, que foram substituídos por parafusos.  Também será recuperada a placa monumental, que se encontra caída próxima ao rio.

O secretário ainda colocou que toda a madeira utilizada na reforma foi doada por moradores da localidade. “Utilizamos madeira de árvores que haviam caído com as chuvas, doadas pela comunidade, e desta forma, além de termos o custo da reforma reduzido, contribuímos para a preservação ambiental”, colocou o secretário. As madeiras não utilizadas foram devolvidas à comunidade. Narciso também esclareceu que a demora da obra deveu-se em parte ao fato de que toda areia que estava na cabeceira da ponte teve de ser retirada sem a utilização de máquinas, pois havia o risco de desabamento por causa da fragilidade do solo ocasionada pelas fortes chuvas.

Serão ainda realizadas obras na estrada,  para desviar o curso das águas que se formam com as fortes chuvas, preservando desta forma a cabeceira da ponte. “Sem estes desvios, a água acabará drenando a terra da cabeceira da ponte”, esclareceu o secretário.

O morador José Erinton se disse aliviado com a conclusão da recuperação da ponte, pois desta forma, depois de três meses de angústia,  a comunidade pôde retomar seu ritmo normal. O morador também solicitou ao secretário que sejam colocadas placas próximo à ponte com um aviso de proibição de passagem para tratores com arado, que segundo ele, contribuíram para danificar a estrutura da ponte. Outras obras de recuperação  de estradas e pontes continuam sendo realizadas no interior do município. 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »