28/04/2013 às 21h46min - Atualizada em 28/04/2013 às 21h46min

UAB Corrente pode suspender oferta de cursos à comunidade

Prefeito tem até o dia 30 de maio para regularizar a situação do pólo

Portal Corrente

 

A Universidade Aberta do Brasil  (UAB), pólo Corrente, recebeu neste sábado a visita do Diretor Geral Adjunto do Núcleo de Ensino a Distância (NEAD) da Universidade Estadual do Piaui (UESPI),  Prof. Raimundo Isidio de Sousa, acompanhado da Coordenadora Geral do Curso de Bacharelado em Administração Pública, a professora Naila Kelly do Nascimento Lima.  O objetivo da visita foi de selecionar o supervisor de estágio para o curso de Administração Pública, que se encontra no 6° bloco. “De acordo com a grade curricular, os alunos deverão cumprir 150h de estágio supervisionado neste bloco, mais 150h no próximo bloco, em alguma empresa pública conveniada com a Universidade. Estamos aqui para avaliar os candidatos a supervisor”, afirmou a professora Naila.

Outro objetivo da visita, segundo o professor Isidio, foi de reunir-se com os tutores e coordenadores do pólo, para compartilhar as atividades pedagógicas, discutir as pendências e possíveis dificuldades existentes.

Com relação à situação do pólo em Corrente, o professor Isídio afirmou que  as pendências existentes podem inviabilizar a permanência da UAB no município. “A entidade mantenedora, neste caso o executivo municipal, na pessoa do prefeito,  tem a responsabilidade de solucionar estas pendências,  que no caso do pólo de Corrente não são muitas. Aguardamos a passagem do  período eleitoral, pois sabemos das dificuldades que acompanham este processo, mas agora somos obrigados a estabelecer um prazo, que neste caso específico será no dia 30 de maio”, declarou o diretor e professor Isídio.

Para tratar deste assunto, o prefeito Jesualdo Cavalcanti e a Secretária de Educação, Esporte e Cultura do município, Maria do Socorro Cavalcanti, reuniram-se nesta quinta-feira (26) com o vice-reitor da UESPI, Nouga Cardoso Batista, e com a Coordenadora Pedagógica do NEAD/UESPI, professora Conceição de Maria Carvalho Mendes e com o próprio Diretor Geral Adjunto do NEAD/UESPI, o professor Raimundo Isidio de Sousa. Segundo o professor foi apresentado ao gestor um relatório sobre a situação do pólo.

“O prefeito e a secretária mostraram-se comovidos com a importância do pólo para toda a região, porém o prefeito colocou que a prefeitura passa por dificuldades financeiras devido à não prestação de contas do antigo gestor, o que estaria causando uma serie de entraves em sua administração. De qualquer forma mostraram-se dispostos a ajudar e acreditamos que a situação do pólo será regularizada dentro do prazo”,declarou Isidio.

A coordenadora do pólo, Carmen Maria Cavalcante Nogueira de Carvalho, se mostra otimista: “estou certa de que o prefeito não deixará de nos atender neste momento. A estrutura do pólo é excelente e a quantidade de alunos que atendemos é considerável, inclusive alunos carentes. A educação é base fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade e sabemos que esta é uma das bandeiras do atual gestor”, colocou a professora.

O pólo Corrente da UAB hoje possui aproximadamente 200 alunos, do município e de toda região. São alunos de Cristalândia, Curimatá, Parnaguá, Sebastião Barros, Redenção do Gurguéia, Barreiras do Piauí, Gilbués, Monte Alegre e até Formosa do Rio Preto, BA. Os cursos oferecidos são: pela UFPI, Licenciatura Plena em Pedagogia, Matemática e Filosofia; e pela UESPI, Bacharelado em Administração Pública, Licenciatura Plena em Ciências Biológicas e Licenciatura Plena em Letras/Espanhol. Caso a situação seja regularizada, já estão aprovadas mais 170 vagas a serem oferecidas à comunidade.

As melhorias necessárias são com relação a carteiras, quadros, vigias e um auxiliar de biblioteca. Caso a situação do pólo não seja regularizada até o dia 30 de maio, o pólo será desligado da rede e não mais poderá oferecer cursos à comunidade.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »