03/12/2014 às 15h01min - Atualizada em 03/12/2014 às 15h01min

Salão nobre recebe exposição de charges dos deputados feitas por artista do Piauí

As obras ficarão em exposição no Salão Nobre

Alepi

Foi aberta hoje (3), a exposição “Convocação Extraordinária”, do cartunista Moisés dos Martírios. Trinta e nove caricaturas dos deputados eleitos e suplentes desta legislatura estão expostas para visitação pública. Esta é a 4ª exposição de charges que o artista realiza na Assembleia Legislativa do Piauí. As obras ficarão em exposição no Salão Nobre "Deputada Francisca Trindade” até amanhã (4).

 

Moiséis já fez um total de sete exposição de seus trabalhos desde 2001. Com destaque para uma coletânea que mostra os fatos históricos que retrata a política piauiense.

 

Na abertura da exposição o presidente da Casa, Themístocles Sampaio (PMDB), agradeceu a presença de todos e elogiou o trabalho do piauiense. “Essa é uma pequena mostra do que ele faz o ano todo , nos sentimos prestigiados com a arte. Nada mais correto do que trazer para a Assembleia esta exposição. É um trabalho interessante, pois muitas vezes fala mais do que um texto”, elogia.

 

Moisés falou da dificuldade em encontrar os traços que realmente retratassem os parlamentares, de modo que ficasse realçadas expressões que no dia a dia muitas vezes são imperceptíveis. “O cartum evidencia traços, espero que tenham gostado do resultado”, disse. Os deputados elogiaram o trabalho do artista. “Apesar do exagero, louvo o trabalho do artista”, disse Antônio Uchoa (PDT). O chargista já fez exposição no Congresso Nacional, em Brasília, quando mostrou uma peça do cotidiano rural do Piauí, mais precisamente, da região de Picos. Seus trabalhos são realizados com pintura a óleo, e já foram divulgados em livros, revistas e jornais diários.

 

No primeiro semestre de 2015 será lançado um livro para divulgar as principais charges em 20 anos de carreira profissional, que deverá acontecer no salão nobre da Assembleia Legislativa.

 

Destaque – A exposição apresentada ao público, agora, mostra com destaque uma charge do governador Zé Filho que retrata a situação de endividamento do estado do Piauí e, ao lado, o conhecido “Zé da loteria” com um jogo da mega sena acumulada que pagou R$ 135 milhões. Um prêmio que, segundo Moiséis “, poderia resolver parte da crise financeira que atravessa o Piauí no momento”.

 

O chargista piauiense tem destacado em seu trabalho o dia a dia da política nacional e também do Piauí, sem esquecer fatos que dizem respeito a violência, o esporte e o comportamento da sociedade de um modo geral.

 

Estiveram presentes além dos deputados e convidados o presidente da Fundação Monsenhor Chaves, Lázaro da Silva, diretor comercial do Sistema Meio Norte, Wrias Moura. A exposição é aberta ao público e segue até amanhã (4), das 8h as 14h.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »