21/01/2015 às 11h18min - Atualizada em 21/01/2015 às 11h18min

Superintendência de Meio Ambiente de Corrente vistoria Hospital Regional

Diversas orientações foram repassadas ao diretor interino

Ascom

A Superintendência Municipal de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (SUMAR) realizou na manhã desta segunda-feira (20) uma visita ao Hospital Regional de Corrente. Em reunião com o diretor interino Alexsandro Rabelo de Araújo, a equipe comunicou quais são as áreas a serem vistoriadas pelo órgão, como a correta utilização de EPI´s e destinação adequada do lixo.

O superintendente Jesy Junior informou que em 2014 foi encontrado material inadequado no aterro sanitário advindos do hospital e questionou sobre a atual situação dos resíduos hospitalares, principal motivo da visita. O diretor afirmou que a empresa responsável pela coleta especializada estaria sendo feita duas vezes por semana pela empresa de Sterlic Ambiental, de Teresina, vencedora da licitação no ano de 2014, conforme relatórios apresentados pelo Coordenador Administrativo Celestino da Fonseca Miranda. Além disso, o lixo orgânico estaria sendo recolhido regularmente pela empresa Sertão.

Jesy Júnior também que o hospital necessita fazer a ligação de parte da fossa na rede de saneamento. “Uma parte do esgoto do hospital está ligada à rede de saneamento, mas falta uma parte que deverá ser ligada o quanto antes”. Sobre as caixas d’água, o superintendente recomendou que todas que ainda forem de amianto sejam substituídas.

A equipe teve a oportunidade de visitar parte das dependências do hospital, onde constatou a presença de pombos em toda a área externa. O diretor afirmou que, embora todas as janelas estejam protegidas por tela, a presença dos animais constitui um perigo à saúde dos pacientes pois são transmissores de doenças. A Gerente de Análises Técnicas da Superintendência de Meio Ambiente, Suele Nogueira, afirmou que a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento já estaria traçando uma estratégia junto ao IBAMA para diminuir a quantidade de pombos no município.

Além disso, o corte das árvores localizadas no entorno do hospital já foi autorizado, pois já foi constatado que os pombos estariam se refugiando nas suas copas.

Ao final, o superintendente recomendou que sejam tomadas providências para que toda a equipe de funcionários da limpeza utilize os equipamentos de segurança previstos em lei. “Nesta primeira visita não tivemos a intenção de aplicar nenhuma notificação e sim de fazer as devidas orientações. Mas a Superintendência de Meio Ambiente ficará atenta quanto a determinadas questões, como o lixo e a utilização de EPI’s”, colocou.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »