09/03/2015 às 16h05min - Atualizada em 09/03/2015 às 16h05min

Sessão solene da Assembléia Legislativa relembra Dia Internacional da Mulher

Solenidade contou com a presença da Senadora Regina Sousa

Alepi

Atendendo requerimento assinado pelas deputadas Flora Izabel (PT), Juliana Moraes Souza (PMDB) e Liziê Coelho (PTB), a Assembleia Legislativa promoveu na manhã desta segunda-feira(09) sessão solene especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, transcorrido no domigo (08).

 

Compareceram à sessão a vice-governadora Margarete Coelho (PP), represetando o governador Welligton Dias (PT), a senadora Regina Sousa (PT), o senador Elmao Ferrer (PTB) e, representando o presidente da Câmara Municipal de Teresina, os vereadores Luiz Lobão (PMDB) e Teresinha Medeiros (PPS); além de representantes das entidades que defendem os direitos da mulher.

  

Em seu pronunciameto a deputada Flora Izabel lembrou que aquela era a 12a. vez que ela participava desta solenidade de comemoração ao Dia Internacional da Mulher, todas convocadas por ela, que destacou a participação das organizações que trabalham na defesa dos direitos da mulher no Piaui e a ajudaram na elaboração de leis que melhoraram a relação das mulheres com a sociedade.

 

Flora citou como vantagem a aprovação de políticas públicas para as mulheres como assistência à saude para as vítimas de agressões nas faces. Ela também falou da importância da percepção das mudanças que as mulheres têm conseguido também a questão trabalhista, como a construção de creches para abrigar seus filhos enquanto elas trabalham, além de outras ações afirmativas.

 

A deputada petista também defendeu mais participação da mulher na política, lametando que a bancada feminina local tenha diminuido de 7 para 4 de uma legislatura para outra, sendo que uma das quatro eleitas, Janaina Marques, foi convocada para assumir uma Secretaria de Estado. E defendeu que a reforma política que está sendo gestada o Congresso Nacioal consiga corrigir estas distorções.

 

E encerrou citando Simone de Beauvoir: “É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distâmcia que a separa do homem....Viva o trabalho”.

 

Em seguida falou a deputada Eliziê Coelho (PTB) que, após saudar as autoridades presentes, falou da coragem da heroína piauiense Jovita Feitosa que fez de tudo para participar da Guerra do Paraguai e que foi impedida pelo próprio ministro da guerra apenas pelo fato de ser mulher. Para ela o 8 de março deve ser usado para se debater as conquistas dos direitos das mulheres e seus avanços na sociedade. Ela citou também outras heróias como Genu Morais e Francisca Trindade, que já se foram, e também as que continuam a luta como a senadora Regina Sousa, a deputada federal Rejane Dias e a vice-governadora Margarete Coelho.

 

Já a senadora Regina Sousa (PT) destacou algumas conquistas conseguidas até aqui, mas lamentou ainda a existência de abusos contra a mulher, como a exigência da revista íntima nos presídios e também os assassinatos a mulheres cujo número tem crescido no Piauí.

 

Em seguida a senadora petista falou sobre a participação da mulher e a reforma política que está sendo gestada no Congresso. Ela pediu apoio aos homens que controlam a política para a aprovação da cota de 30 por cento das vagas para as mulheres nos parlamentos federal, estaduais e municipais.

 

E concluiu a senadora Regina: “Aos homens os seus direitos e nada mais. Às mulheres os seus direitos e nada menos”.

 

Por último falou a vice-governadora Margarete Coelho (PP), que agradeceu a presença de mulheres que têm um histórico de defesa da categoria e teceu a detalhes a participação das mulheres na política, acusando que têm feito as leis direcionadas para dificultar o crescimento da participação das mulheres na política.

 

Margarete destacou o projeto sancionado pela presidente Dilma Rousseff criando a lei do feminicídio, que torna mais rigorosas as penas contra os que cometem violências contra as mulheres. Para ela, os direitos humanos das mulheres precisam ser cada vez mais buscados.

 

E encerrou parabenizando os novos deputados que assumirão o mandato nesta segunda-feira, em substituição aos que foram convocados para serem secretários de Estado e também aos que já estavam o exercício do mandato.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »