13/03/2015 às 18h11min - Atualizada em 13/03/2015 às 18h11min

Feito histórico: Marcha das Margaridas reúne mais de 1000 manifestantes em Corrente

Pauta da Marcha foi discutida em audiência na câmara legislativa municipal de Corrente

Portal Corrente

`Por Viviane Setragni

A Marcha das Margaridas realizada no município de Corrente, na manhã desta sexta-feira (13), reuniu mais de mil pessoas, entre homens e mulheres,  que percorreram as principais ruas da cidade, chamando a atenção da comunidade e das autoridades para a questão da segurança pública.

A iniciativa da manifestação foi da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí – FETAG, que através do Polo Sindical de Curimatá mobilizou mulheres e homens de 14 municípios para estarem presentes no ato.

Liderados pela sua presidente, Elisângela Maria dos Santos Moura, e pela Secretária de Mulheres Trabalhadoras da Federação, Francisca Gilberta de Carvalho (Caçula), as Margaridas foram recebidas na Câmara Legislativa de Corrente, onde foi realizada uma audiência para apresentação da pauta da marcha às autoridades presentes ou representadas.

A coordenadora do Polo Sindical de Curimata, Maria José Ribeiro, realizou a leitura da pauta da marcha ao início da audiência. Dentre as principais reivindicações da Marcha das Margaridas estão o apoio e fortalecimento dos Conselhos Municipais dos Direitos das Mulheres e dos Conselhos Municipais de Segurança; aumento do efetivo das polícias civil e militar do extremo sul do estado, já que apenas dois delegados atendem 14 municípios, além do número insuficiente de policiais militares para a região; instalação de um posto da Polícia Rodoviária Federal no município de Corrente; implantação de delegacias especializadas da mulher e policiamento ostensivo da zona rural, que vem sofrendo com a invasão das drogas. A pauta também propõe ações nos âmbitos da saúde e do meio ambiente.


Coordenadora do Polo Sindical de Curimata, Maria José Ribeiro
 

Se manifestaram na tribuna a vereadora do município de Corrente, Valéria Lemos, o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Corrente, Salmeron Carvalho, representando o presidente da casa, Ricardo Sousa,  a vereadora do município de Curimatá, Laides de Sousa, o Capitão Evandro, do 7º Batalhão de Polícia Militar de Corrente, a Secretária Municipal de Trabalho e Cidadania de Corrente, Fátima Lustosa, o Gerente do Banco do Nordeste, Adelmir Pereira e o prefeito de Curimatá, Reidan Kleber, representando os prefeitos dos 14 municípios presentes.


Prefeito de Curimatá, Reidan Kleber
 

A Secretária de Mulheres Trabalhadoras da Federação, Francisca Gilberta de Carvalho (Caçula), encerrou a audiência, entregando a cada uma das autoridades presentes a pauta da Marcha das Margaridas, os quais assumiram o compromisso de lutar pela sua implementação.


Compromisso assumido pelas autoridades presentes
 

“Acredito que a Marcha das Margaridas de Corrente atingiu o seu objetivo, que era chamar a atenção da sociedade e das autoridades para a pauta apresentada. O sucesso foi tão grande que não vejo a necessidade da realização de uma Marcha a nível estadual! Agradecemos às prefeituras que nos apoiaram, em especial ao prefeito Jesualdo Cavalcanti, que além do apoio financeiro sempre compartilhou todas as notícias, levando ao conhecimento de todo o estado a nossa causa,  e ao prefeito Reidan Kleber, aqui presente, também nosso grande apoiador. Esperamos que o compromisso assumido pelas autoridades presentes seja colocado em prática e que muito brevemente possamos estar de volta para discutir a implementação de algumas ações na região”.

Nos dias 11 e 12 de agosto, a Marcha das Margaridas em nível nacional pretende reunir mais de 100 mil mulheres na cidade Brasília. O Polo de Curimatá estará presente com no mínimo 2 ônibus.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »