09/04/2015 às 19h12min - Atualizada em 09/04/2015 às 19h12min

Assembleia denunciará situação de presídios à ONU e OAB

Requerimento é do deputado Robert Rios (PDT)

Portal Corrente

A Assembleia Legislativa aprovou, hoje (9), requerimento do deputado Robert Rios (PDT) pedindo que o Poder encaminhe correspondência a órgãos nacionais e internacionais, incluindo a ONU (Organização das Nações Unidas) e à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), informando e solicitando providências contra “a situação caótica do sistema prisional do Estado do Piauí”.

 

Atendendo proposta apresentada pela deputada Flora Izabel (PT) acatada pelo deputado Robert Rios, foi retirado do requerimento do parlamentar pedetista o pedido para que a Assembleia Legislativa solicitasse a prisão administrativa ou restrição de direitos do secretário de Justiça, Daniel Oliveira. Robert Rios disse que os detentos enfrentam uma situação degradante, cruel e de tortura no sistema prisional do Estado.

 

Robert Rios ocupou a tribuna para defender a sua proposição, enquanto os deputados Dr. Hélio Oliveira (PTC) e Flora Izabel se manifestaram em defesa do secretário de Justiça. Dr. Hélio Oliveira disse que o secretário Daniel Oliveira tem apenas três meses no cargo, mas já adotou providências visando ampliar o número de vagas e melhorar a situação dos presídios piauienses. Ele anunciou que nos próximos dias serão abertas 603 vagas na Penitenciária de Altos.

 

Flora Izabel defendeu que, antes de aprovar o pedido de prisão, a Assembleia Legislativa deveria solicitar o comparecimento do secretário de Justiça ao Poder para dar esclarecimentos aos deputados sobre o sistema prisional. Ela garantiu que o governador Wellington Dias está melhorando o sistema, com as vagas no presídio de Altos e a ampliação da Casa de Custódia.

 

Por J. Barros - Edição: Katya D'Angelles


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »