28/05/2015 às 16h43min - Atualizada em 28/05/2015 às 16h43min

Gerente do viveiro municipal de mudas de árvores nativas participa de aula sobre Educação Ambiental na UESPI

Ambientalista Hermes Tuxaua falou sobre o processo de degradação dos rios e sobre a sua recuperação

Portal Corrente

O gerente do viveiro de mudas da prefeitura municipal de Corrente, Hermes Tuxaua, participou de uma aula sobre Educação Ambiental, no V Período do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da UESPI na última semana.

Na ocasião, o ambientalista teve a oportunidade de relatar aos acadêmicos como tem sido a degradação dos rios Correntes e Paraim ao longo dos anos, assim como dos seus afluentes. Tuxaua também destacou a importância da Educação Ambiental nas escolas como forma de conscientizar as crianças e afirmou que, apesar da crescente degradação da mata ciliar e da poluição alarmante dos rios, acredita que a recuperação das florestas possa ser feita e que o homem ainda pode reverter a situação.

“Esse é o objetivo do viveiro de mudas, a recuperação das margens dos rios, mas o homem precisa participar, fazer a sua parte e vejo a Educação Ambiental como a principal arma para reverter a grave situação dos nossos rios. E nada mais adequado que inspirar os estudantes de Pedagogia, que serão futuros professores e terão a oportunidade de multiplicar essa ideia”, colocou.

Ao final da entrevista, Tuxaua tocou uma de suas composições, a música Hídrica Agonia, que fala sobre a beleza e a degradação do Rio Corrente. Após o momento cultural, os acadêmicos ainda foram contemplados mudas de árvores nativas, provenientes do viveiro municipal, assumindo o compromisso de reunirem o máximo de sementes como forma de contribuir com o projeto, além de disseminarem a Educação Ambiental aos seus futuros alunos.

O estudante Felipe Aires achou a aula extremamente proveitosa e destacou a importância da participação da comunidade na recuperação dos rios. "A seca dos rios Corrente e Paraim é um grande problema para a cidade, pois a população necessita de água. Infelizmente a comunidade tem o hábito de esperar pela intervensão do poder público, mas nós precisamos tomar a iniciativa e fazer algo com as nossas próprias mãos. Parabenizamos a iniciativa da prefeitura de Corrente pela execução do projeto e agracemos a aula do gerente do viveiro, Hermes Tuxaua, que nos brindou com o seu conhecimento e nos incentiva a também fazermos a nossa parte", declarou.

O viveiro de mudas de árvores nativas é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Corrente, através da Superintendência de Meio Ambiente, e tem por objetivo o reflorestamento de áreas degradadas nas margens dos rios, além da arborização de áreas urbanas. Os interessados em conhecer o projeto ou em doar sementes de árvores nativas podem entrar em contato com a Superintendência Municipal de Meio Ambiente, através do telefone 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »