13/06/2015 às 14h57min - Atualizada em 13/06/2015 às 14h57min

Governador participa da Piauí ExpoShow em Bom Jesus

A feira atrai expositores de todo o país

CCOM

O governador Wellington Dias marcou presença, na manhã deste sábado (13), na Piauí ExpoShow, evento realizado no Parque de Exposição de Bom Jesus, sul do estado, a 632 quilômetros de Teresina. Em sua sétima edição, a feira é vista como uma vitrine do agronegócio no cerrado piauiense atraindo visitantes, produtores rurais, profissionais e empresários, além de ser considerada uma das mais importantes em termos de tecnologia do setor.

Piauí ExpoShow( Foto: Francisco Leal)

Organizado pela Fundação de Defesa Ecológica do Cerrado (Funcerrado), o evento conta com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e da iniciativa privada. Exposições, palestras, capacitações e shows musicais fazem parte da programação.

De acordo com Idemar Cover, um dos idealizadores da feira, a expectativa da organização da Piauí ExpoShow 2015 é superar os números do ano passado. “As empresas sempre trazem novidades para a Piauí ExpoShow principalmente na parte tecnológica ligada ao agronegócio. Temos um incremento da aviação agrícola, que é um mecanismo que está sendo muito usado, além de tecnologias na parte de sementes, insumos e fertilizantes. Por isso, todo ano a feira tem algo novo devido à rotatividade do agronegócio, que não pode parar. Apesar de um 2015 difícil, a expectativa é boa, e o agronegócio está conseguindo se manter pelas boa produtividade. Nosso objetivo é atingir a meta do ano passado e passar dos R$ 200 milhões em investimentos. O governador é um parceiro forte da gente e a presença dele no nosso evento só engrandece o nosso trabalho”, afirma.

Wellington Dias destaca que o evento cumpre auxilia os produtores piauienses e destaca o apoio que o governo estadual vem dando às feiras espalhadas pelo Piauí. “Na cidade de Bom Jesus, temos um evento que cumpre com três objetivos: primeiro, melhorar geneticamente o nosso rebanho com a comercialização de reprodutores de bovinos e ovinos ou com o programa de inseminação artificial. O Estado apoia e vai apoiar mais fortemente esse procedimento nas feiras existentes no estado. O outro caminho é melhorar a tecnologia com equipamentos, garantir que, com máquinas modernas, pequenos, médios e grandes produtores possam ter um melhor resultado para trabalhar com irrigação e colheita. O último é a qualificação e as feiras realizam oficinas onde os produtores aprendem sobre o ramo de atividade que têm. Quando o evento termina e o que fica são os bons resultados nessas áreas”, declara.

Presente no evento, o senador Ciro Nogueira disse que o agronegócio é a atividade que mais cresce e o sul do Piauí precisa de investimentos pesados para que haja um desenvolvimento significativo “Para que essa região possa ter um desenvolvimento acima da média do país, como está acontecendo, precisamos ter investimentos. O governador está consciente disso e nós temos dever como bancada federal, que ajudá-lo nesse processo”, pontua o senador.

A cidade de Bom Jesus é considerada a capital do agronegócio no cerrado piauiense. Possui 620 mil hectares com soja, arroz e algodão sendo responsável por 60% dos empregos da cidade. Estiveram  acompanhando o governador durante visita à feira, o senador Ciro Nogueira, deputado estadual Fábio Novo, o prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas dentre autoridades, lideranças políticas da região e visitantes.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »