10/06/2013 às 18h24min - Atualizada em 10/06/2013 às 18h24min

SISU abre inscrições hoje, IFPI Corrente disponibiliza 80 vagas

Inscrições vão até o dia 14

Com informações MEC/UOL

Nesta segunda-feira (10), começam as inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2013 de inverno, que seleciona estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior por meio da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). 

O cadastro deve ser feito pela internet até as 23h59 do dia 14 de junho. No total, serão oferecidas 39.724 vagas em 1.179 cursos de 54 instituições.

No Campus de Corrente do IFPI, serão disponibilizadas 80 vagas, 40 para Gestão Ambiental, nível Tecnológico, e 40 para Licenciatura em Matemática, ambos no período noturno.

Para se inscrever, o candidato precisa ter feito o Enem no ano passado e não pode ter zerado a prova de redação. Com o número de inscrição e a senha do Enem 2012, o estudante deverá selecionar duas opções de curso.

Ao fim de cada dia, o MEC (Ministério da Educação) disponibilizará as notas de corte de cada curso de acordo com o número de vagas e o nível dos inscritos. A nota de corte será a do último candidato qualificado para a vaga até aquele momento.

Com isso, os candidatos terão uma noção mais clara de suas chances e poderão, até o fim das inscrições, optar por outro curso em que as possibilidades de conseguir a vaga com sua nota sejam maiores. Quanto mais concorrido o curso, maior deve ser a nota de corte.

A divulgação da primeira lista de aprovados do Sisu está programa para o dia 17 de junho e as matrículas deverão ser feitas nos dias 21, 24 e 25 do mesmo mês. Já a segunda chamada deve ocorrer no dia 1º de julho, com as matrículas nos dias 5, 8 e 9 de julho.

Lista de espera

As inscrições para a lista de espera serão realizadas, no portal do Sisu, entre os dias 1° de julho e 12 de julho. O estudante só poderá manifestar interesse na lista de espera para o curso correspondente à primeira opção.

Não poderá participar da lista de espera o candidato que tenha sido convocado para o curso de primeira opção em qualquer uma das chamadas regulares.

A lista de espera será utilizada para preenchimento das vagas não ocupadas nas duas chamadas regulares do Sisu. A ocupação das vagas será feita segundo critérios definidos em edital próprio de cada instituição participante


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »