08/07/2015 às 21h02min - Atualizada em 08/07/2015 às 21h02min

Monte Alegre e Morro Cabeça no Tempo estão entre as 21 cidades do Piauí mais afetadas pelo crack

Os números podem ser ainda maiores, já que 85 municípios não repassaram as informações

Portal O Dia

O crack está em quase todos os municípios do Piauí. De acordo com o mapa divulgado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), são 21 cidades afetadas em alto nível com a presença da droga, outras 64 apresentam nível médio e 54 têm baixo nível da presença do crack.

Os números podem ser ainda maiores, já que 85 municípios não repassaram as informações à CMN, a exemplo de Teresina e Parnaíba. Os dados estão disponíveis no site Observatório do Crack e são alimentados a partir de registros concedidos pelos próprios municípios. O mapa mostra o grau dos problemas relacionados à circulação da droga nas cidades do Estado.

Entre os municípios que mais possuem problemas com o crack estão aqueles com grande número de habitantes, como Esperantina, Barras, Altos e Campo Maior. Por outro lado, algumas cidades pequenas também registram alto nível de presença da droga, como Paquetá, Fartura do Piauí, Simões e Francisco Santos.

O Comandante da Polícia Militar, Coronel Carlos Augusto, avalia o estudo como uma “realidade triste” que afeta todo país. “Há 20 anos a droga era a maconha. Hoje o crack faz parte da maioria das cidades e várias pessoas se tornaram dependentes dele. Mais de 80% dos pequenos furtos são realizados por usuários de crack. Em operações, a PM já apreendeu mais de 1 tonelada de drogas em Teresina e no interior só neste ano”, relatou o Comandante.

Para o Coronel, o Piauí ainda não possui uma rede de tratamento capaz de auxiliar no combate às drogas. “O Estado ainda não tem a estrutura adequada e necessária para o tratamento dos usuários”, lamenta Carlos Augusto. 

A maioria dos municípios atingidos pelo tráfico não possuem um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que realiza tratamento com usuários de drogas e busca a ressocialização do indivíduo. Dentre as 21 cidades afetadas em alto nível, apenas quatro delas - Campo Maior, Altos, São Pedro do Piauí e Amarante - possuem Caps.


Relação das cidades com alto nível de presença do Crack:

Bom Princípio

Esperantina

Barras

Campo Maior

Altos

Palmeirais

São Pedro do Piauí

Amarante

São José do Piauí

Paquetá

Santa Cruz do Piauí

Francisco Santos

Campo Grande

Simões

Guadalupe

Fartura do Piauí

Morro Cabeça do Tempo

Monte Alegre do Piauí

Baixa Grande do Ribeiro

Curral Novo do Piauí


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »