11/08/2015 às 08h29min - Atualizada em 11/08/2015 às 08h29min

Corrente implantará Programa Qualiescola em 25 escolas

Iniciativa visa aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem em escolas públicas, por meio da gestão contínua da qualidade em sala de aula

Rafaella Fontenele

Exatas 25 escolas da rede municipal de Corrente, distante 650 quilômetros de Teresina, participarão do Programa Qualiescola, elaborado pelo Instituto Qualidade no Ensino (IQE). Será implementado um conjunto de ações articuladas de intervenção na prática escolar, de forma a beneficiar 2639 alunos matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental. Essa iniciativa visa aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem em escolas públicas, por meio da gestão contínua da qualidade em sala de aula.

José Gayoso, Relações Institucionais do IQE, explica que o Programa Qualiescola é focado em dois eixos principais: a formação continuada de professores em serviço e o aperfeiçoamento das práticas gerenciais, empreendidas pelos diretores/gestores escolares.

“Além disso, aplicamos avaliações diagnósticas periódicas a todos os alunos da rede de ensino, propiciando um quadro de informações que permita o monitoramento constante das habilidades dominadas e não dominadas pelos alunos”, afirmou.

Gayoso acrescenta ainda que nas ações do Qualiescola constam ainda o reforço escolar, com materiais adequados a características e ritmos de aprendizagem diferenciados e a constituição dos “Comitês de Gestão”, em que se reúnem representantes da escola, de pais, da comunidade, da Secretaria de Educação e do IQE (e eventualmente das empresas parceiras), para avaliar as ações do Programa, promovendo a integração entre todos os participantes da sociedade civil e poder público.

O Qualiescola, implantado pelo IQE em vários municípios brasileiros desde 1994, possui duas versõesQualiescola I para os anos iniciais do Ensino Fundamental, trabalhando Língua Portuguesa e Matemática e o Qualiescola II (anos finais do ensino fundamental), que, além de Língua Portuguesa e Matemática, trabalha conteúdos das disciplinas de Geografia, História e Ciências.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »