02/09/2015 às 17h55min - Atualizada em 02/09/2015 às 17h55min

Corrente realiza a 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres

Objetivo é fomentar a conscientização dos direitos das mulheres

Ascom

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (02/02), na Casa da Cultura, a 1º Conferência Municipal de Políticas Públicas para as  Mulheres de Corrente, uma iniciativa da Prefeitura de Corrente, através da Secretaria de Trabalho e Cidadania, e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Com o tema “Mais participação, poder e direitos para as mulheres”, o evento, acima de tudo, serviu para fomentar as discussões em torno da necessidade do município de Corrente despertar para a questão, unindo mulheres de diferentes âmbitos da sociedade em torno do assunto.


Patrícia Vasconcelos de Souza, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

Participaram a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a advogada Patrícia Vasconcelos de Souza; a Assessora do Governo do Estado, Zenaide Lustosa; o vereador Edilson de Araújo Nogueira, em nome do prefeito Jesualdo Cavalcanti, o vereador Joabe Santana, em nome da Câmara Municipal de Corrente, a Assistente Social Itatiara Martins, representando a secretária de Trabalho e Cidadania, Fátima Lustosa,  a Coordenadora do CRAS, Juliana Cavalcante, além de mulheres representantes de diversos órgãos e instituições e da sociedade civil.


Zenaide Lustosa, Assessora do governo do Estado

Dentre os principais temas discutidos durante a conferência, destacou –se a necessidade urgente da criação de uma Delegacia Especializada para atendimento às mulheres; de uma casa de acolhimento para mulheres vítimas de violência, que necessitam de apoio e de orientações, tanto psicológica quanto assistencial; mas o que mais ficou claro foi a necessidade de conscientização da sociedade correntina, principalmente das mulheres, em relação ao tema.

“A pouca presença das correntinhas demonstra que a conscientização sobre o tema deve iniciar nas próprias mulheres. Esta conferência deveria estar lotada, mas temos certeza de que as poucas mulheres que aqui estão são as certas; são estas que darão início a luta pelos direitos da mulher em Corrente, a começar pela elaboração do Plano Municipal de Políticas Públicas para a Mulher”, colocou Zoraide.

A assessora ainda completou: “Mulheres, se envolvam nas discussões, chamem as colegas, elaborem planos de ação para levar esclarecimento à sociedade, participem da política partidária, pois a participação da mulher na política é muito importante,  convidem as vereadoras da cidade a participar, fiscalizem os órgãos que devem dar atendimento especializado”.


Jessica Lima, advogada do CREAS

A advogada do CREAS, Jéssica Lima, coordenadora da conferência, destacou ao final. “Esta conferência não para aqui, nosso objetivo é trazer o Plano Municipal. Lembrando que as mulheres não sofrem apenas violência física, elas têm que lidar com outras sérias questões, como o mercado de trabalho, que favorece os homens; o acesso a tratamentos de saúde adequados; hoje as mulheres são cada vez mais chefes de família e precisam de acompanhamento e orientações psicológicas. Há ainda as lésbicas, que sofrem preconceito, as mulheres negras, as mulheres rurais, muito vulneráveis a todo tipo de violência. A nossa luta está apenas começando, mas nós a levaremos, de todas as formas, adiante”.

Na conferência, também foram eleitas as delegadas que participarão da Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, que acontecerá entre os dias 6 e 9 de dezembro, em Teresina.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »