24/09/2015 às 10h57min - Atualizada em 24/09/2015 às 10h57min

SEMDER, Meio Ambiente e CREAS realizam ação na localidade Pastores em Corrente

Orientações sobre Meio Ambiente e Cidadania foram repassadas aos moradores

Ascom

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEMDER), em parceria com a Superintendência de Meio Ambiente e com o Centro de Referência em Assistência Social (CREAS) realizaram na manhã desta quarta-feira (23/08) uma ação na localidade Pastores, zona rural do município de Corrente.


Estudantes da Escola Municipal Cristiano Ferreira Maciel

O evento iniciou com uma belíssima apresentação dos estudantes da Escola Municipal Cristiano Ferreira Maciel, coordenados pelo professor Amilton Maciel de Souza, que além de cantarem o Hino de Corrente em coro, apresentaram uma versão adaptada e contextualizada com o município de Corrente de uma música de Luiz Gonzaga, fazendo alusão ao meio ambiente.


Palestra da Superintendência de Meio Ambiente

A Superintendência de Meio Ambiente, representada pelo superintendente Jesy Jr. e pela Gerente de Educação Ambiental, Gildene, apresentou uma palestra alertando sobre a necessidade de cuidados com o Meio Ambiente, principalmente sobre os recursos hídricos e sobre as queimadas. Ao final da palestra, foram entregues panfletos e cartilhas aos populares presentes, assim como ao professor Amilton.

A advogada do CREAS, Dra. Jessica Lima e a Assistente Social Giselle Sales Santos falaram sobre a importância do exercício da Cidadania, orientando os moradores sobre os meios através dos quais é possível procurar direitos e fazer denúncias, assim como a importância da união da comunidade, através de associações de moradores, por exemplo.


Dra. Jéssica Lima, entregando os panfletos à comunidade    /   Giselle Sales Santos, Assistente Social do CREAS

Jessica fez ainda um alerta especial à comunidade sobre maus tratos a idosos e uso indevido de benefícios por seus familiares, assim como a ação criminosa de terceiros, que apropriam-se de documentos para contraírem empréstimos consignados ou sacarem os benefícios. "Temos recebidos muitas denúncias no CREAS em relação a parentes de idosos que se apropriam de seus documentos e cartão bancário para sacarem os benefícios e na maioria das vezes esses idosos passam por grandes necessidades. Essa prática é criminosa e deve ser denunciada. O idoso trabalhou a vida inteira e merece, ao final de sua vida, condições dignas de sobreviência. Esses abusos podem ser denunciados no CREAS para que possamos tomar as devidas providências", destacou.


Osvaldo Rodrigues, Gerente de Recursos Hídricos   Pastor Manoel/Leonizea dos Santos Marques, Agente de Saúde da localidade

O Gerente de Recursos Hídricos, Osvaldo Rodrigues, comemorou junto à comunidade a parte final da rede de abastecimento de 8 mil metros, que foi construída com recursos do município e parceria com a comunidade. Osvaldo também destacou a importância da consolidação da cooperativa da comunidade, que poderá ser beneficiada com o Programa Porteira e Porteira, do Governo Federal. "Este programa pode mudar a vida de muitos produtores rurais de Corrente. O requisito básico para participar, segundo o MAPA (Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) é que sejam formadas associações e cooperativas - Pastores já está inserida no programa, que trará inúmero benefícios para a produção rural da região", colocou.

A comunidade ficou bastante satisfeita com as palestras e orientações e solicitou que a prefeitura realize novas ações. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »