08/10/2015 às 00h28min - Atualizada em 08/10/2015 às 00h28min

Deputado apresenta projeto que determina contratação de artistas piauienses

De acordo com o projeto, a verba destinada para eventos, dentro do Estado, seja 50% para artistas da terra.

Alepi

“A valorização da cultura local tem papel fundamental na afirmação cultural de um povo. E o papel do Estado é o de garantir que a cultura piauiense seja não só mantida , mas sim afastando uma situação de estanque, garanta sua dinamicidade e renovação”, afirmou o deputado Francis Lopes (PRP), que apresentou, hoje, na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi), o Projeto de Lei determina percentual de contratação de artistas piauienses, nos eventos culturais, shows e festejos realizados pelos entes públicos com verbas oriundas do Estado do Piauí.

 

Segundo ele, o projeto de grande importância, devido as dificuldades no ramo da música, como por exemplo, com o fechamento de lojas de CDs, de gravadoras e distribuidoras. “Fica difícil para o artista gravar e investir no seu CD ou DVD e depois pagar a prensagem ou depois pagar para alguém mandar para sair distribuindo e torcer para alguém ouvir, porque a pessoa só vai ouvir se a música for boa, razão pela qual eu apresentei o projeto”, comentou.

 

O parlamentar explica que de acordo com o projeto, a verba destinada para eventos, dentro do Estado, seja 50% para artistas da terra. Ele diz também, que ainda fará um discurso na tribuna da Casa, onde irá apresentar grandes nomes da música piauiense. “Existem artistas o Piauí que fazem sucesso em São Paulo, Brasília, Goiás e que realmente têm uma estrutura muito grande e que valem cachês de cinquenta mil reais”, enfatizou

 

Francis Lopes observou que existem ainda os artistas de menos visibilidade, mas que se juntarem com outros artistas, em dupla ou em grupos maiores, podem dividir o valor estipulado, o que de poderá beneficiá-los. “Isso já dar uma empolgação e um incentivo para os artistas seguirem sua arte. A ideia do projeto é a de, se produzindo cultura local”, diz o deputado, acrescentando que esta, que já têm artistas e conjuntos renomados, possa evoluir de forma significativa até atingir  um estado de excelência, ou mesmo tornar-se um celeiro de cultura em âmbito mundial (L.M)

 

Edição: Caio Bruno


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »