25/06/2013 às 15h53min - Atualizada em 25/06/2013 às 15h53min

Estudantes realizam manifestação histórica em Corrente

Prefeito recebe manifestantes na prefeitura

Portal Corrente

 

Estudantes de diversas instituições de ensino do município de Corrente realizaram uma manifestação na manhã desta terça-feira, 25 de junho. Inspirados pelos movimentos nacionais em prol de melhorias em todos os âmbitos no país, jovens e adolescentes, munidos de cartazes com as reivindicações foram às ruas pedir por saúde, educação, transporte público e infraestrutura de forma absolutamente pacífica, sendo que nenhuma ocorrência foi registrada. De acordo com informações de antigos moradores da cidade, é a primeira vez que uma manifestação neste sentido foi realizada em Corrente.

O restante da comunidade assistiu timidamente das calçadas o movimento, alguns até querendo participar, mas ainda sem coragem para se unir aos manifestantes. “Não estamos indo contra nenhum governante e as pessoas precisam entender que nossas reivindicações são direito nosso, não há nada de errado em pedir por saúde de qualidade, por exemplo”, declarou um dos estudantes.

Mas sem dúvida o maior diferencial desta manifestação foi a organização dos estudantes, que ao invés de apenas gritarem palavras de ordem, elaboraram um documento com as reivindicações mais urgentes do município, assinado pelos representantes dos estudantes, exigindo inclusive um posicionamento por parte dos gestores. O prefeito do município, Jesualdo Cavalcanti, recebeu pessoalmente os manifestantes na entrada da prefeitura e fez questão de ler ali mesmo o documento.

Em reunião com os líderes do movimento, o prefeito falou sobre quase todas as solicitações, sobre o que já foi feito, o que está sendo feito e o que será feito para sanar as principais carências do município. Em reunião por mais de 1h, e com a presença de todos os secretários do executivo, o prefeito esclareceu diversos pontos e assumiu compromissos com os estudantes.

O prefeito aproveitou a ocasião para informar aos estudantes que há mais de 30 comissões em andamento na prefeitura e que gostaria de ver a comunidade presente nestas reuniões, participando ativamente das decisões do município.

O único contratempo registrado durante a realização da manifestação deu-se às portas da Unidade Escolar Dr. Dionízio Nogueira, onde alunos se concentraram no portão trancado, com cartazes em mãos, ansiosos por participarem do ato. Somente após diversos manifestantes se concentrarem do lado de fora da escola, clamando por democracia, é que a direção resolveu liberar os alunos.

Após o ato público, o prefeito Jesualdo declarou que vê de forma positiva a manifestação, sendo ele mesmo oriundo de movimentos sociais na sua juventude. “Tem-se a ilusão de que a participação popular se limita a eleger os seus dirigentes, mas não é nada disso. A participação popular deve ser permanente, continuada, monitorando a ação política, criticando, reivindicando, protestando, e é somente assim que nós teremos uma qualidade de políticos melhor. Com muita satisfação vejo que Corrente ingressa numa nova fase; é a consciência que o povo está tomando, particularmente os jovens, de que se deve ser senhor do seu destino e para isso é necessário participar”, afirmou o prefeito.

Os líderes do movimento afirmam que outras manifestações acontecerão no município, a exemplo de diversas cidades do Brasil, onde a comunidade foi paulatinamente aderindo aos movimentos.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp