01/02/2016 às 14h47min - Atualizada em 01/02/2016 às 14h47min

Wellington Dias faz amanhã a leitura da Mensagem Anual aos deputados

A apresentação será durante a sessao de abertura dos trabalhos legislativos

Alepi
Alepi

O governador do Piaui, Wellington Dias, vai apresentar, nesta terça-feira (2), às 11h, à Assembléia Legislativa, a Mensagem Anual aos deputados, com o balanço das realizações do ano de 2015 e as perspectivas para 2016. A apresentação será durante a sessao de abertura dos trabalhos legislativos, após a passagem em revista a tropa pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho.

 

Segundo a assessoria do Executivo,  mais que um relatório sobre os projetos e atividades empreendidos, a mensagem representa a prestação de contas do Governo à sociedade. Para Wellington Dias, a explanação é importante para fortalecer o compromisso com a transparência, visto que o documento é produzido a partir de dados fornecidos pelos órgãos da administração direta e indireta.

 

A mensagem vai destacar que apesar de enfrentar um ano de crise econômica em todo o país, o Governo do Piauí garantiu o pagamento dos servidores públicos estaduais, remodelou a Previdência e Assistência Social e assegurou recursos para investimentos em áreas essenciais como saúde, educação, segurança, habitação e mobilidade urbana, por meio de negociação com o Banco Mundial para o financiamento de R$ 1,2 bilhão e o destravamento do finaciamento de R$ 370 milhões do programa Pró-Desenvolvimento II, junto ao Banco do Brasil.

 

Ainda segundo a mensagem, o ano de 2015 foi marcado pela reorganização de Rede de Atenção Hospitalar e a ampliação do acesso da população aos serviços de saúde, por meio de programas como Amigos do Peito, Olhar Bem, Assistência Farmacêutica e Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). Na educação, destaca-se a implantação da primeira Escola Militar do Piauí e a retomada de 245 obras de reforma de escolas estaduais. Na segurança, o Estado conseguiu reduzir em 8,83% no número de homicídios, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte e em 19,28% de crimes violentos em Teresina.


Dentre os desafios para 2016, o governador vai destacar a ampliação dos serviços públicos em saúde, educação, assistência social, justiça e segurança pública e atendimento às demandas da agricultura familiar; a construção de um ambiente de segurança jurídica para atrair empreendimentos privados e a retomada de investimentos em obras estruturantes para a garantia de progresso social e econômico permanente e sustentável.


Além destes desafios, o governo Wellington Dias pretende trabalhar para dar continuidade aos programas iniciados em 2015. A expectativa é incrementar o programa Habitar Servidor, estimular ainda mais o desenvolvimento da região do Matopiba, continuar investindo na qualificação profissional dos reeducandos do sistema prisional, estimular as parcerias com governos municipais e Federal e investir na educação profissionalizante. 

 

CCom    Edição: Paulo Pincel

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »