18/04/2016 às 12h57min - Atualizada em 18/04/2016 às 12h57min

Municípios do extremo sul recebem orientação da Defesa Civil para enfrentamento à seca

ASCOM
Estiveram representados os municípios de Corrente, São Gonçalo do Gurgueia, Cristalândia do Piauí, Parnaguá, Riacho Frio e Sebastião Barros

Com o objetivo de orientar e apoiar os municípios nos processos para organização e fortalecimento das COMPDECs, a Secretaria Estadual de Defesa Civil do Piauí, por meio do assessor técnico Expedito Soares Cavalcante e do coordenador das Comissões Municipais de Defesa Civil (COMDEC), Mathuzalém Dantas, reuniu nesta quinta-feira (14), no IFPI Corrente, representantes de diversos municípios do extremo sul do Piauí.

Durante a reunião foi explanado sobre os procedimentos de solicitação de reconhecimento federal de Situação de Emergência ou de Estado de Calamidade Pública, através do Sistema Online S2ID, homologação estadual, implantação de Comissões Municipais de Proteção e Defesa Civil, elaboração do plano de trabalho para a contratação emergencial de carro-pipa, dentre outros.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo Joberan Barbosa, as perdas agrícolas registradas na região extremo sul são alarmantes. "Apesar das fortes chuvas registradas, elas foram irregulares. Nós tivemos alguns períodos com mais de 15 dias de estiagem, que arruinaram completamente a maioria das plantações", explica. Por este motivo, os municípios correm contra o tempo para minimizar os prejuízos e auxiliar os produtores rurais.

Estiveram presentes gestores e técnicos, das prefeituras de Corrente,  São Gonçalo do Gurgueia, Cristalândia do Piauí, Parnaguá, Riacho Frio e Sebastião Barros.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »