13/07/2013 às 16h54min - Atualizada em 13/07/2013 às 16h54min

Diretoria da OAB Seccional Piauí inaugurou Salas dos Advogados em Corrente

William Guimarães assume diversos compromissos com a região, dentre eles a construção da sede da OAB

Portal Corrente

O presidente da OAB Seccional Piauí, Willian Guimarães, esteve em Corrente nesta sexta-feira (11), acompanhado por uma comitiva, dentre os quais estavam Sigifroi Moreno, Conselheiro Federal da OAB/PI e ex-presidente da OAB-PI, Rafael Cavalcante, Presidente do Conselho Estadual do Jovem Advogado,  e Joaquim Neto, Secretário Geral da CAAPI, com o objetivo de inaugurar as novas Salas dos Advogados no município. Acompanharam as inaugurações o presidente da OAB Subseção Corrente, Claudimiro Nunes, o secretário geral, Hilson Cunha Nogueira, e o tesoureiro José Jocile Lobato de Oliveira, além de diversos advogados do município e região.

Uma das salas inauguradas está localizada na Vara do Trabalho do município, que foi modernizada, possibilitando acesso do advogado a informações relevantes, necessárias para o andamento de seus processos, assim como o acesso à petição judicial eletrônica. Além de frisar a importância da Vara do Trabalho do município de Corrente, o  presidente Willian Guimarães destacou a importância da implantação do processo judicial eletrônico, uma nova realidade no judiciário brasileiro, assim como as adequações e dificuldades em sem implantar o sistema devido a falta de provedor de sinal de internet adequado nas cidades do interior, motivo pelo qual foi pleiteou à Juíza Titular da Vara do Trabalho de Corrente, Kelly Cardoso da Silva, que se disponibilize o sinal na Sala do Advogado, já que a Justiça do Trabalho possui sistema próprio de acesso à internet. “Desta forma possibilitaremos que os colegas advogados também contribuam com a própria justiça, apresentando suas petições e solicitações à justiça do trabalho”, enfatizou o presidente.

Na sede da OAB Subseção Corrente foi inaugurada a Sala do Advogado Setembrino Lustosa Messias. O presidente da Subseção, Claudimiro Nunes, se disse feliz pelo seu primeiro passo na administração ao conseguir montar a sala com 5 computadores e uma televisão de 42”, que será utilizada para cursos de capacitação dos advogados. “É muito gratificante poder oferecer aos advogados a possibilidade de que eles tenham um local adequado para receber seus clientes e debater entre os colegas advogados”, afirmou o presidente, que declarou ainda que o próximo passo será a montagem de uma sala para a realização de cursos de qualificação para os advogados.

Durante a solenidade foram entregues pelo presidente William Guimarães as carteiras da OAB ao estagiário Danilo Guerra Nogueira, ao advogado Expedito Basílio da Silva Neto e à advogada Patrícia Vasconcelos de Souza

Em seu discurso o presidente mencionou a questão do Juiz de Direito Carlos Marcello Sales Campos, que inicialmente foi designado para assumir a comarca de Corrente e hoje responde também pela Comarca de Gilbués, tendo sido ainda designado para a Vara Agrária em Bom Jesus. “Entendo que essa situação impossibilita uma prestação de serviço jurisdicional de mínima qualidade e estou assumindo aqui publicamente o compromisso de levar esse assunto ao Presidente do Tribunal e ao Corregedor para minimizar este problema”, declarou o presidente, que também mencionou a péssima situação do Fórum de Corrente, que inclusive já foi denunciado. “Levarei à desembargadora Eulália Pinheiro a situação do Fórum, mencionando inclusive que abrimos uma Sala do Advogado na sede da OAB quando o ideal é que ela esteja dentro do Fórum, mas infelizmente hoje isso é impossível”, enfatizou o presidente.

O advogado Expedito Neto solicitou ao presidente William Guimarães que intervenha por Corrente com relação ao péssimo serviço prestado de internet, que impossibilita o acesso dos advogados ao sistema judicial eletrônico, além de dificultar o bom funcionamento do Juizado Especial. William Guimarães declarou que o problema é tão grave por todo o estado que hoje impossibilita que o sistema judicial seja totalmente eletrônico, pois não há como implantar o sistema nas cidades do interior. “Não é da alçada da OAB, mas devido às circunstâncias seremos obrigados a intervir”, afirmou.

Por fim, o presidente William Guimarães lançou três campanhas, que já estão sendo veiculadas em nível nacional, mas que considerou oportuno mencionar, que são: a Campanha Saúde+10, que visa coletar 1,4 milhões de assinaturas (que corresponde a 1% do eleitorado brasileiro) em prol do anteprojeto de lei de iniciativa popular que obrigará a União a investir no mínimo 10% do orçamento no sistema público de saúde; a campanha Eleições Limpas, com uma proposta de Reforma Política por iniciativa popular, e a Campanha Honorários Dignos, em defesa dos honorários advocatícios.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »