26/05/2016 às 08h31min - Atualizada em 26/05/2016 às 08h31min

Secretário de Saúde fala sobre saúde masculina

Alepi

O secretário estadual de Saúde, Francisco de Assis Costa, elogiou aproposta parlamentar que visa a prevenção masculina contra o câncer de próstata, reconhecendo que a mulher é mais cuidadosa nessa questão. Ele disse que espera poder colocar a proposta no orçamento da Saúde edesejou êxito no trabalho a ser desenvolvido pela UniversidadeEstadual, visando amplo esclarecimento junto à população masculina.

A diretora do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicosdo Iaspi, Daniele Amorim, falou de sua satisfação por ter sidoconvidada para participar da discussão do projeto. Ela dissereconhecer o preconceito masculino sobre os exames de prevenção, masentende que há dificuldades de acesso a esses exames. Ela afirmou queo Piauí tem alto índice de doenças masculinas não diagnosticadasprecocemente.

O reitor da Universidade Federal, Nouga Cardoso, cumprimentou osdeputados estaduais pela inclusão da Uespi na discussão do projeto,reconhecendo a grandeza do órgão. Ele disse a Uespi já participa deiniciativas outras, sempre de acordo com a política estadual de bem servir.

Também falou o médico urologista Luís Carlos Feitosa, com exibição deum vídeo, detalhando o projeto elaborado pela própria Uespi. Elemostrou várias estatísticas em que o Nordeste do Brasil tem os maisaltos índices de cânceres de próstata e de pênis. Sobre o câncer depênis ele apontou a fimose como o principal fator, considerando fundamental uma campanha de esclarecimento sobre a prevenção ao câncerde próstata e também sobre as doenças sexualmente transmissíveis. A Uespi, de acordo com o projeto, terá grupos regionais, inclusive com a participação de alunos nos esclarecimentos à população masculina.

 

 

 

 

 

Raimundo Cazé - Edição: Caio Bruno 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »