02/08/2013 às 14h05min - Atualizada em 02/08/2013 às 14h05min

Reunião para apresentação do programa "Viver sem Limite" aconteceu nesta quarta

Somente os municípios de Corrente e Riacho Frio se fizeram presentes

Prefeitura; edição e fotos: Portal Corrente

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (31), no auditório do IFPI do município de Corrente, uma reunião para apresentação do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - “Viver sem Limite”, promovida pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência/SNDP, Secretaria de Direitos Humanos/SDH e Presidência da República. O plano é um programa do governo federal, que articula políticas governamentais para garantir às pessoas com deficiência, em todas as faixas etárias, o acesso à educação, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade.
Talita Sellene, consultora do plano, explicou as principais ações dos quatro eixos em que o Viver Sem Limites foi dividido: acesso à educação, inclusão social, acessibilidade e atenção à saúde. Além disso, o governo impôs metas a serem cumpridas até 2014, como a implantação, na área da educação, de salas de recursos multifuncionais, educação bilíngue com formação de professores e tradutores intérpretes em Libras e aquisição de ônibus com acessibilidade.

De acordo com Tallita, Corrente e municípios da região foram contemplados com a apresentação do plano com o objetivo de fortalecer as ações do programa, para que se implementem políticas públicas que quebrem as barreiras vividas diariamente pelas pessoas com deficiência. “Corrente já deu o primeiro passo com a criação da Gerência de Acessibilidade e Apoio a Inclusão e a Coordenação de Educação Especial, as quais têm desempenhado um papel relevante nas políticas públicas direcionadas à inclusão de pessoas com deficiência no município”, enfatizou a consultora. Somente os municípios de Corrente e Riacho Frio se fizeram presentes na reunião.

O prefeito de Corrente, Jesualdo Cavalcanti, frisou que o encontro foi importante para que os municípios pudessem conhecer o plano nacional e a forma de adesão, criando um conselho e integrando as políticas públicas para a pessoa com deficiência, seja na educação, saúde, assistência social.Ainda segundo ele, foi um momento de informação, de troca de idéias e de esclarecer dúvidas. “Corrente vai fazer a adesão ao Viver sem Limites, mas o município já tem olhar voltado para esse público e conta com várias políticas ligadas à pessoa com deficiência, como os programas BPC do Trabalho e BPC na Escola, além dos próprios atendimentos nos serviços do Cras ou no Creas”, destacou.

A adesão do Plano Viver Sem Limites acontecerá no mês de agosto, em uma reunião na sede da APPM em Teresina, onde serão convocadas todas as prefeituras do estado para assinarem o termo de compromisso.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »