24/05/2017 às 13h53min - Atualizada em 24/05/2017 às 13h53min

DENÚNCIA: Polícia Militar apreende 4 mil metros de rede usada para pesca ilegal na lagoa de Parnaguá

Viviane Setragni
Portal Corrente

A Polícia Militar do município de Parnaguá, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e com a Colônia de Pescadores do município apreendeu 4 mil metros de rede na Lagoa de Parnaguá no último sábado (20).

De acordo com o Sargento Rosa, a denúncia de que a pesca com a rede com malha ilegal foi feita por populares. “Uma quantidade muito grande de gente da Paraíba tem vindo para Parnaguá com essa rede de malha proibida, para pescar a piaba, que é um prato muito consumido e com valor alto no estado. Os pescadores da cidade denunciam que aproximadamente 2 toneladas do peixe já foram retiradas da lagoa. Eles acabaram com o peixe lá e agora querem o nosso”, explica o sargento.

O policial destaca o desequilíbrio ambiental ocasionado com a retirada da piaba da lagoa e alerta para a possível diminuição drástica de todas as espécies de peixes. “Daqui uns dias a piaba vai ser extinta e a piranha vai passar a comer o surubim e outros peixes, pois a piaba é a base da cadeia alimentar da lagoa, e consequentemente os outros peixes também vão acabando, é uma catástrofe. A cidade viveu um grande drama com a seca da lagoa, ela voltou a encher e agora a população tem que lidar com isso”, lamenta.

O Sargento Rosa informa ainda que já foi procurado nesta quarta-feira (24) pelo presidente da Colônia de Pescadores, o senhor Adolfo, pois novos pescadores estariam no município novamente, com caminhonetes carregadas de rede com malha proibida, utilizada para pesaca da piaba. “Ele nos informou que tem conhecimento de que já tem 800 quilos de piaba congelada, pronta pra ser levada para a Paraíba. Nós orientamos que ele procure o Ministério Público para que o mesmo auxilie na fiscalização. Infelizmente nós não temos a estrutura necessária para fiscalizar toda margem da lagoa, o ideal seria a presença da Polícia Ambiental. Neste momento nós precisamos urgente desse apoio para combater esse crime”, informa.

Na ação realizada todo o material ilegal encontrado foi apreendido. Ninguém foi preso.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »