23/10/2017 às 16h04min - Atualizada em 23/10/2017 às 16h04min

Professores da rede municipal de Parnaguá realizam paralisação

Docentes denunciam cortes nas gratificações

Os professores da rede municipal de ensino de Parnaguá deram início nesta segunda-feira, 23, a uma paralização que terá a duração de 3 dias. Segundo os docentes, a medida tem como objetivo pressionar a administração municipal sobre o corte nas gratificações dos salários pagos no último dia 13. O corte afetou as gratificações referentes à graduação e outros acréscimos na folha de pagmento dos docentes.

O corte nas gratificações seria uma iniciativa do prefeito Jondson Castro Fé (Alemão), que comunicou a decisão à Secretária Municipal de Educação por meio de ofício, como explica uma professora que não quis se identificar pois teme perseguição. "O que nos foi dito é que o prefeito contratou uma consultoria, que o orientou a fazer o corte das gratificações por causa da crise. Ele comunicou a secretária de educação a sua decisão por meio de ofício e quando recebemos o nosso salário ele já veio com os descontos. Entretanto, nós consideramos esse corte abusivo pois sabemos que os recursos para a Educaçao continuam entrando", colocou.

No dia 11 de outubro a classe realizou uma assembleia, com a participação do sindicato e determinou a paralisação para esses 3 dias. No dia 15 os professores realizaram um protesto nas principais ruas da cidade. Na manhã dessa segunda-feira (23), os alunos foram dispensados das aulas enquanto os professores permaneceram paralisados.

Uma nova negociação é aguardada pelos professores para rever a situação. "Nós estamos muito preocupados e há boatos inclusive de que a gratificação referente à regência também corre o risco de ser cortada, o que é um absurdo. Se não houver negociação nós faremos uma nova assembleia e entraremos em greve por tempo indeterminado, até que essa situação seja revista", complementa a professora.

O Portal Corrente tentou entrar em contato com o prefeito através do telefone nesta segunda-feira, mas não obteve sucesso. Até o momento nenhuma mensagem de texto foi respondida. O Portal Corrente ressalta que está à disposição para qualquer esclarecimento.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »