25/08/2013 às 15h34min - Atualizada em 25/08/2013 às 15h34min

Educação promove 3° Encontro de Formação do PNAIC

Cerca de 90 docentes reuniram-se no evento

Prefeitura; edição e fotos: Portal Corrente

A Secretaria de Educação, Esportes  e Cultura (Semeec) promoveu, nos dias 22 e 23 de agosto, o 3 º Encontro de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), direcionado aos professores alfabetizadores, que atuam no ciclo de aprendizagem dos anos iniciais (1º, 2º e 3º ano).

Cerca de 90 docentes compareceram ao evento, que foi realizado na Universidade Aberta do Brasil, Polo Vale do Corrente e contou com a participação da Superintendente de Educação, Socorro Amorim, e da coordenadora do Pnaic em Corrente, a professora Noelma Rocha .

“Este é o terceiro encontro dos educadores com o programa. Estamos otimistas com o Pnaic, cuja proposta é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. E mais: oferecer formação específica para professores, como também disponibilizar material didático para o alunado na área de linguagem e matemática”, esclareceu a coordenadora.

Metodologia – A metodologia de formação continuada divide a educação em ciclos, e impede que o aluno avance os anos (as antigas séries) sem corresponder no aprendizado. “Era comum observar crianças chegando ao 5º ano sem saber ler e escrever”, comenta a coordenadora do  Pnaic. Pelo novo modelo, a criança pode avançar do 1° para o 2° ano, e do 2° para o 3°, mas caso persistam os problemas de aprendizagem, terá que repetir o ano.

Os professores que passam pela formação recebem uma bolsa no valor de R$ 200, concedida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “Nos últimos anos o setor educacional de Corrente tem ficado abaixo do Índice de Desenvolvimento Educacional Brasileiro (IDEB), o objetivo é que este investimento reflita no Índice, para que possamos alcançar os 3,8 pontos, que foi a meta estabelecida pelo Governo Federal”, espera a Superintendente de Educação, Socorro Amorim.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »