02/09/2013 às 08h41min - Atualizada em 02/09/2013 às 08h41min

Corrente recebe estação de dados para estudos de geoprocessamento

Escolha da cidade de Corrente para instalação da estação deu-se em função de sua posição estratégica privilegiada

IFPI

O Campus Corrente do Instituto Federal do Piauí agora conta com uma estação ativa receptora de sinais de satélites. Os técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) concluíram a instalação na quinta-feira, 29, resultado de uma parceria entre as duas instituições. Os dados coletados beneficiarão estudantes e professores que realizam pesquisas nas áreas de cartografia e geoprocessamento.

A escolha da cidade de Corrente para instalação da estação GNSS (Global Navigation System) deu-se em função de sua posição estratégica privilegiada, que possibilitará que usuários dos estados do Piauí, Maranhão, Bahia e Tocantins utilizem os dados desta estação, para fins de trabalhos de levantamentos de dados em Geodésia e Cartografia.

A instalação da estação é vista pelos professores que atuam na área como uma grande oportunidade para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa no Campus. “Os dados coletados pela estação beneficiarão profissionais, estudantes e pesquisadores que utilizam sistemas de posicionamento por satélites”, disse o professor de cartografia e geoprocessamento, Reurysson Morais. “Além do mais, a existência de uma estação GNSS no Campus Corrente, servirá como recurso didático”, complementou.

Os primeiros contatos do IBGE com o Campus Corrente aconteceram no mês de maio, quando enviaram ofício solicitando apoio para visita técnica e instalação da estação. Como contrapartida para receber a estação, o Campus Corrente ofereceu abrigo seguro, internet para transmissão de dados e energia elétrica para o funcionamento dos equipamentos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »