13/09/2013 às 13h35min - Atualizada em 13/09/2013 às 13h35min

Corrente receberá caravana do Ministério Público do Estado do Piauí

Ação tem por objetivo fortalecer sociedade e colher denúncias

180 Graus

Com o intuito de fortalecer a sociedade piauiense no combate à corrupção e capacitar a atuação dos conselhos municipais, o Ministério Público do Estado do Piauí (MPE-PI), lançou nesta sexta-feira (13/09), a 'Caravana do Ministério Público'.

A caravana é resultado do Plano de Contingência formulado pela Administração Superior do Ministério Público e visa atender as reivindicações populares. 

A caravana começa dia 23 de setembro e irá coletar reclamações, sugestões e anseios da população e dos promotores. Além disso, vai formular projetos práticos que possam atender a estas demandas.

Para o promotor de Justiça Paulo Rubens, que é presidente da Associação Piauiense do Ministério Público (APMP), o grande objetivo da caravana é responder às reivindicações da sociedade, que esteve nas ruas recentemente em todo o país. 

"Nestas manifestações o principal ponto de protesto era o combate à corrupção. Então, o MP montou estas caravanas para ir até as cidades e ouvir o que o povo quer, fortalecendo os conselhos municipais e aproximando o MP da sociedade", explica o promotor.

Serão 13 caravanas iniciando nas cidades de Corrente, Bom Jesus e São Raimundo Nonato, em seguida irão percorrer todo o estado. "Vamos ouvir o povo e capacitar os conselhos com palestras na área da saúde, educação, transporte público, meio ambiente, infância, segurança, deficiência, proteção ao patrimônio público e na área criminal", acrescentou.

FALTA ESTRUTURA

O promotor Márcio Soares, do Paraná, palestrou no lançamento da caravana do MP e disse que infelizmente, as cidades não estão estruturadas para ter conselhos fortes, que atuem a contendo no combate à corrupção.

“E muitas vezes nem é mesmo interesse do prefeito ter estes órgãos fortes, fiscalizadores. Às vezes, eles escolhem quem querem, sem capacitação. Não há divulgação destes conselhos e a população, muitas vezes, nem sabe que eles existem. Logo, esta ação do MP-PI em fortalecer tais órgãos é de fundamental importância, para que tenhamos uma sociedade mais participativa. Mesmo nas cidades, existindo poucas leis para disciplinara a atuação destes conselhos”, ponderou o promotor paranaense.

Cerca de 60 promotores do estado do Piauí participaram da abertura dos trabalhos, que começa agora em setembro e encerra em dezembro.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »