06/11/2018 às 23h01min - Atualizada em 06/11/2018 às 23h01min

Prejuízos causados pelas queimadas e técnica de fogo controlado serão os temas de palestra a ser ministrada pelo IBAMA

Evento acontecerá no dia 13 de novembro, no IFPI. A iniciativa da campanha é do Ministério Público, em parceria com o IBAMA, SEMAR e Corpo de Bombeiros.

Portal Corrente
Os prejuízos causados pelas queimadas e técnica de queimada controlada serão os temas de duas palestras que serão ministradas pelo IBAMA no Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus Corrente, no dia 13 de novembro.

A iniciativa da campanha é do Ministério Público do Estado do Piauí (MP/PI), que desde 2016 tem se preocupado com o crescimento da quantidade de focos de calor no Estado do Piauí. Em 2017, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais registrou 7.657 (sete mil seiscentos e cinquenta e sete) focos de calor no Estado do Piauí. No ano de 2018, somente no período de janeiro a agosto, foram registrados 4.107 (quatro mil cento e sete) focos de calor, um prenúncio do alastramento de fogo no Estado.

Diante desse contexto fático, o Ministério Público sentiu a necessidade de pensar e executar uma estratégia de atuação preventiva e que entrelaçasse as instituições para o controle de queimadas e combate a incêndios florestais. Assim, foi constituído o Projeto Corta-Fogo, desenvolvido em parceria com o IBAMA, SEMAR, BPA, Corpo de Bombeiros Militar e Prefeituras Municipais.

Outra etapa do projeto, consiste em uma campanha educativa, para que todos os cidadãos evitem deixar lixo em terrenos baldios, não se utilizem indiscriminadamente do fogo para o tratamento de resíduos domiciliares e não descartem materiais e substâncias inflamáveis de forma indevida, que se encontra materializada em mídia sonora, televisiva e em cartazes.

Todos esses temas serão abordados nas duas palestras. O evento terá início a partir das 8h da manhã.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »