23/09/2013 às 15h06min - Atualizada em 23/09/2013 às 15h06min

Corrente recebe a primeira Caravana do Ministério Público do país

Evento contará com a presença de diversos promotores

Portal Corrente

Corrente terá a honra de receber no dia 24, terça-feira, a Caravana do Ministério Público. De acordo com o promotor Rômulo Cordão, o evento tem por objetivo estreitar os laços entre o Ministério Público e a sociedade, principalmente após as manifestações de protesto que foram realizadas em todo o país, mais precisamente contra a PEC 37, a chamada Pec da impunidade, que paralisava o poder de investigação do Ministério Público, que culminaram justamente na rejeição da PEC . “Em virtude da grande adesão da população brasileira, se manifestando contra a PEC, inclusive no Congresso Nacional, é que o Ministério Público se viu na obrigação de estreitar os laços com a sociedade”, afirma o promotor.

Cordão esclarece que o projeto é pioneiro no Brasil todo, iniciado pelo Ministério Público do Piauí, e o lançamento será em Corrente, ou seja, o município será o primeiro do país a receber este tipo de atendimento.

Para o evento que será realizado nesta terça, 10 municípios da região foram convidados a participar. “Nossa intenção é conscientizar a sociedade do poder que ela tem de contribuir com o Ministério Público”, enfatiza Rômulo Cordão.

O evento terá início a partir das 8h, no auditório do IFPI, e qualquer pessoa pode participar. Neste período da manhã , será explicado qual o papel do Ministério Público na sociedade, além de fomentar a sociedade a participar de forma ativa no sentido de fiscalizar os gestores e as verbas públicas. Estarão presentes o Procurador Geral da Justiça, a Ouvidoria, a Corregedoria e mais 6 membros responsáveis pelos Centros Especializados , como o  promotor responsável pelas questões ambientais, que possuem grande demanda, o promotor responsável pelo combate à corrupção e à impunidade, ou seja, cada um destes membros falará por cada setor específico com a finalidade de esclarecer a população de que forma ela pode fiscalizar nos mais diferentes âmbitos. Já a ouvidora terá uma sala específica para receber reclamações e sugestões, assim como a corregedoria.

No período da tarde, serão realizadas 9 oficinas específicas para os diversos Conselhos existentes, tendo como público alvo as pessoas que formam estes conselhos dos municípios. O promotor também esclarece que neste primeiro momento serão realizadas capacitações, e a partir delas será traçado um plano de manutenção destas capacitações, onde que o Ministério Publico continuará vindo realizar estas capacitações.

O promotor ainda esclarece à sociedade que qualquer cidadão pode procurar o Ministério Público, inclusive nesta ação que será realizada, para fazer qualquer tipo de denúncia. “Suspeitas de improbidade, como por exemplo, servidores que estão há meses sem receber; ou quando o cidadão chega no hospital e não há médicos; quando chega numa farmácia basica e não há remédio; se a polícia não fiscaliza de forma efetiva o trânsito ou está sendo arbitrária no combate a violência; se o Detran não está funcionando adequadamente; se falta água, se falta luz, enfim o leque de atribuições do MP é muito grande e a população terá a chance de efetuar todo tipo de denúncia, além de diariamente poder nos procurar pessoalmente para realizar estas denúncias.

O evento é aberto ao público e acontecerá a partir das 8h no auditório do IFPI.                                                                                                                                                                                                                                  


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »