14/06/2019 às 14h04min - Atualizada em 14/06/2019 às 14h04min

Obra particular prejudica o trânsito na rua principal do Centro de Corrente há duas semanas

Vala foi aberta sem liberação da prefeitura. O trânsito voltou a ser interditado nesta sexta-feira (14).

Portal Corrente
Buraco no meio da rua, no cruzamento da Rua Desembargador Amaral com a Ipiranga.
A principal Rua do Centro da cidade de Corrente-Piauí, a Desembargador Amaral, há duas semanas se encontra com o tráfego de veículos prejudicado por causa de uma obra irregular, feita por um particular, no meio rua – literalmente no meio da rua.

A obra faraônica, iniciada em pleno domingo, dia 2 de junho, abriu uma vala no asfalto numa extensão de aproximadamente 100 metros. Nos primeiros 5 dias,  todo o trânsito simplesmente foi bloqueado na via, afetando todo o fluxo de veículos na principal rua de acesso ao centro da cidade.

A população, pega de surpresa, especulou qual seria o motivo da obra, feita sem prévio aviso, sem orientação no trânsito e nem informações de autoria – ninguém sabia se era da prefeitura, da Agespisa – já que a vala tinha ligação com a rede de esgoto, ou de alguma empresa de telefonia.

O fato foi esclarecido pelo secretário municipal de Urbanismo, Raiffe Ray Lemos Lima,  que foi à rádio local dar explicações à população indignada. O mesmo colocou que o “empreendimento”  seria de um particular, que iniciou a obra de ligação de esgoto do seu  imóvel à rede sem autorização nem parecer técnico favorável da prefeitura. “O proprietário do imóvel nos enviou um documento com os detalhes da obra, mas iniciou a mesma sem a liberação do corpo técnico de arquitetura e engenharia”, disse.

Ele afirmou ainda que a obra não foi paralisada imediatamente porque foi feita em pleno domingo. “Eu tive conhecimento do fato somente domingo à noite, quando a vala já havia sido aberta”. Pela obra irregular, o responsável  foi multado em R$ 350 reais e um boletim de ocorrência foi registrado na 10ª Delegacia Regional de Corrente.

 

O trânsito ficou bloqueado na via por praticamente uma semana, sendo liberada meia pista somente na sexta-feira seguinte, dia 7 de junho. Desde então, o trânsito no local permanece prejudicado. A vala foi coberta com barro e, próximo ao cruzamento com a Rua Ipiranga, um grande buraco permanece aberto no meio da rua, obrigando os motoristas a transitarem bem próximo à calçada. Quem deseja prosseguir pela Rua Ipiranga precisa ainda manobrar, contornar o buraco, causando lentidão ainda maior no trânsito.
Início da obra no domingo, dia 2 de junho

Ao Portal Corrente, o secretário Raiffe informou que o responsável pela obra particular estaria aguardando a chegada de uma equipe para concluir o serviço. “Primeiro serão colocadas pedras em paralelepípedos e depois o asfalto”, afirmou. Ele não soube informar se o proprietário do imóvel será de alguma forma cobrado judicialmente pela interdição da via sem autorização ou por dano ao patrimônio público.  “Esse assunto é de responsabilidade da Procuradoria”, acrescentou.

Na manhã dessa sexta-feira, 14 de junho, o trânsito voltou a ser interrompido por uma equipe que trabalha no local. A situação também foi alvo de críticas dos comerciantes locais, que reclamam do baixo movimento por causa da interdição da rua.


Sexta-feira, 14 de junho



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »