19/08/2019 às 09h57min - Atualizada em 19/08/2019 às 09h57min

Desesperada pela falta d'água, população de Parnaguá marca manifestação

Protesto que irá interditar a rodovia está marcado para o dia 28 de agosto

Viviane Setragni
Portal Corrente
Desesperados, moradores esperam água por dias com vasilhas na frente da casa
A população do município de Parnaguá marcou uma manifestação para o dia 28 de agosto com o objetivo de chamar a atenção das autoridades para o grave problema de falta d'água nas casas. Sob a responsabilidade da Agespisa, há mais de 30 dias a população não tem o fornecimento do serviço essencial regularizado, transformando o dia-a-dia em um verdadeiro drama para executar até as atividades domésticas mais corriqueiras, como tomar banho, lavar roupa e cozinhar.
 
Carro pipa abastecendo o posto de saúde

Segundo uma das organizadoras do protesto, o problema teria iniciado há 4 anos com a seca da Lagoa de Parnaguá, até então a fonte de abastecimento d'água no município. "A Lagoa era o canal que abastecia a cidade, como ela secou a Agespisa abriu alguns poços. Mas hoje a população sofre muito pois os poços estão secando e tem casa que há 30 dias nunca mais foi uma gota de água".
População do bairro Ladeira espera por 500 litros d'água a cada 8 dias

Ela afirma que a vida da população agora gira em torno da água. "O problema acontece em todos os bairros da cidade, mas alguns são mais afetados. O bairro Nova Parnagua (Ladeira ), por exemplo, é o que mais sofre, pois nunca foi água, e é o caminhão pipa da prefeitura que abastece de 8 em 8 dias. E antes eles colocavam água em todas as vasilhas, agora só 500 litros de água por vez. ", relata.

Nos bairros em que a água ainda chega, o drama não é menor. "As pessoas passam a noite acordadas tentando encher pelo menos 200 litros de água, pra ter pelo menos como cozinhar".

Os organizadores da manifestação relatam ainda que, embora o abastecimento esteja racionado, o talão com a cobrança da taxa d'água é enviado normalmente pela Agespisa às residências.

 

Por toda a cidade é normal encontrar vasilhas e tambores à espera do caminhão pipa e até as caixas d'água ficam na frente das casas.

No dia 28 de agosto, a manifestação será realizada, de forma pacífica, na PI 255, na placa que marca a saída para o município de Corrente. Segundo os organizadores, a rodovia será totalmente interditada e será liberada somente com um posicionamento formal da Agespisa ou das autoridades para a solução do problema. "Estamos em desespero", frisa a moradora da cidade.




Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »