15/10/2019 às 09h03min - Atualizada em 15/10/2019 às 09h03min

Brejo com nascentes pega fogo no Morro Redondo em Corrente

Viviane Setragni
Portal Corrente
Um incêndio possivelmente criminoso atingiu o brejo na localidade Montibe, no povoado Morro Redondo, zona rural do município de Corrente, no último domingo (13). O incêndio parece ter iniciado próximo ao meio-dia e tomou maiores proporções no decorrer da tarde, adentrando a noite ainda com força.

Apesar de não estar localizado em área de preservação, o brejo integra a bacia hidrográfica do Rio Paraim e possui pequenas nascentes e fervedouros. 

O vereador Gilmário Lustosa, morador da localidade, informou que há 5 anos a área já havia sido destruída com um incêndio de grandes proporções. "O prejuízo hoje foi muito grande, queimaram roças de pasto e o próprio brejo.Cinco anos atrás um fogo já tinha destruído esse brejo e nesses 5 anos a comunidade se esforçou pra recuperar a área, porque nós sabemos da sua importância, e agora ele foi destruído novamente, é muito triste!", comentou.

Ele contou ainda que a comunidade tentou controlar o fogo, que infelizmente durou todo o dia. "Ficamos desde o meio-dia até 10h da noite tentando apagar o incêndio, que acabou subindo pra área do cerrado, nas plantações de soja", relatou.




O vereador informou ainda que a comunidade suspeita de um possível responsável pelo início do incêndio e que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente já foi comunicada sobre o fato.

O município, e todo Extremo-Sul do Piauí, não possuem nenhuma unidade do Corpo de Bombeiros.






 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »