18/10/2019 às 11h40min - Atualizada em 18/10/2019 às 11h40min

Agricultores de Cristalândia do Piauí vão receber o Garantia-Safra em outubro

Ao todo 24 municípios do Estado receberão o benefício

Viviane Setragni;com informações Agência Brasil
Portal Corrente
Foto: Viviane Setragni

Agricultores de Cristalândia do Piauí que aderiram ao Garantia-Safra 2017/2018, irão receber o benefício neste mês de outubro, conforme calendário da Caixa. Ao todo 24 municípios do estado do Piauí serão contemplados com o benefício, e no Extremo-Sul, apenas o município de Cristalândia fez a adesão.

A autorização da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento foi publicada na manhã de quinta-feira (17) no Diário Oficial da União (DOU). 

“Mesmo em função da crise e ajustes fiscais pela qual o estado passa, conseguiu-se atualizar as cotas do Garantia-Safra, permitindo assim que os trabalhadores prejudicados com os efeitos da seca possam usufruir do direito adquirido e receber recursos que irão amenizar a situação”, afirmou o superintendente de Desenvolvimento Rural da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), Francisco das Chagas Ribeiro. A ação ameniza os efeitos das mudanças climáticas no campo. 



Garantia Safra
É uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para agricultores familiares que se encontram em municípios sistematicamente sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas. Os agricultores que aderirem ao Garantia-Safra (GS) nos municípios em que forem verificadas perdas de, pelo menos, 50% do conjunto da produção de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão, ou outras culturas definidas pelo órgão gestor do Fundo Garantia-Safra, receberão o benefício Garantia-Safra diretamente do governo federal, por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »