18/11/2013 às 17h17min - Atualizada em 18/11/2013 às 17h17min

Pronatec será voltado para a realidade de Corrente em 2014

Secretárias Diviane Rocha e Fátima Lustosa participam de evento promovido pela SETRE em Teresina

Portal Corrente

A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), em parceria com a Associação Piauiense dos Municípios (Appm), realizou um evento em Teresina, do dia 13 de novembro, que reuniu as 47 cidades pactuadas ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC/BSM (Brasil sem Miséria) para a execução do programa no ano de 2014. O evento reuniu representantes dos municípios, entidades ofertantes e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), onde foram apresentados o balanço da execução do Pronatec/BSM no Estado ao longo de 2013, o relato de experiências municipais bem sucedidas, dificuldades encontradas e propostas de melhoria no programa. Representando o município de Corrente, participaram a Secretária Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Diviane Rocha Modesto, e a Secretária Municipal do Trabalho e Cidadania, Fátima Lustosa.

De acordo com a Secretária Diviane Rocha, no ano de 2013, dos 224 municípios piauienses, 155 aderiram ao programa, 56 ofertaram os cursos e destes, apenas 48 efetuaram as matrículas. Corrente, que faz parte destes 48, ofereceu 160 vagas, sendo efetuadas apenas 61 matrículas. “Um dos principais pontos debatidos na reunião foi o direcionamento que será dado aos cursos, no sentido de suprir exatamente a demanda do município, oferecendo qualificação aos setores mais deficitários. Para isto, será realizado um levantamento real da situação, efetuando reuniões com os empreendedores de Corrente, para que eles mesmos nos indiquem quais os cursos que serão prioridade para serem ofertados pelo Pronatec”, esclareceu.

Já a Secretária de Trabalho e Cidadania, Fátima Lustosa, enfatizou que dentre os problemas encontrados para a execução do Pronatec, um deles é a péssima qualidade da internet. “Nas diversas vezes que foram ofertados os cursos no município, muitas das vezes não havia internet para realizar a inscrição. Até mesmo para aderir ao programa a prefeitura encontrou problemas. Então é uma realidade com a qual temos que lidar. Além disso, até hoje temos apenas o Instituto Federal ofertando vagas, não suprindo a demanda, que atende não somente a Corrente mas também aos municípios vizinhos. Por falta da presença das outras instituições, como o SENAC, SENAI e Universidade Federal, deixamos de ofertar inúmeros cursos. Estas instituições já se dispuseram a estar presentes, então teremos um leque muito maior de cursos que serão oferecidos daqui em diante”, colocou.

Ainda segundo Fátima Lustosa, as Secretarias Municipais de Trabalho e Cidadania, Indústria, Comércio e Turismo e a Secretaria de Educação trabalharão em parceria, no ano de 2014, pois haverão cursos que irão abranger o público referente às três áreas específicas. Além disso, as três instituições, SENAC, SENAI e Universidade Federal, já se dispuseram a estar presentes em Corrente realizando as qualificações.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »