23/11/2013 às 13h40min - Atualizada em 23/11/2013 às 13h40min

Corrente resgata sua cultura em grandiosa festa!

140 anos de emancipação política serão comemorados em grande estilo!

Portal Corrente

Por Viviane Setragni

A Prefeitura Municipal de Corrente estará promovendo, de 1 à 8 de dezembro, uma grandiosa festa, em homenagem aos 140 de emancipação política da cidade! Com uma intensa programação cívica, cultural, artística, literária e informativa, os moradores de Corrente terão a oportunidade de resgatar o orgulho de ser desta terra,  ora abençoada por suas belezas naturais, ora castigada pela seca; tempero este que faz de sua gente um povo lutador, forte e determinado, capaz de percorrer o mundo sem jamais esquecer de suas raízes, incrustadas nas serras, veredas e sertões que fazem parte deste um lugar único.

O prefeito Jesualdo Cavalcanti enfatiza a importância da festa: “esta comemoração é muito importante, primeiro porque desperta o correntino para conhecer a sua história, a construção da sua cidadania. Segundo porque projeta Corrente para fora das suas fronteiras, despertando o interesse de outras pessoas pelo que se faz aqui. E em último lugar, também é uma oportunidade   para gerar renda, principalmente para as famílias carentes que terão a oportunidade de vender seus produtos, além de participar de atividades culturais e esportivas da maior importância”.

Durante o período de comemorações, as atividades que farão parte da programação oferecida pela gestão municipal serão as seguintes:

 

Semana Ruralista

A principal finalidade da semana ruralista é divulgar conhecimento, sobretudo ao pequeno produtor rural, que tem dificuldade de alcançar a qualificação. Através de cursos e palestras, a comunidade em geral, com enfoque neste pequeno produtor rural, terá acesso a novas tecnologias. Outro grande evento, relacionado também à Semana Ruralista, será a Feira da Agricultura Familiar, onde os produtores rurais terão a oportunidade de expor à comunidade a variedade de produtos agrícolas produzidos aqui na região.

 

MurArte

É um incentivo à arte muralista, onde muros viram painéis com obras de arte feitas por artistas da terra. Outro objetivo é incentivar os proprietários de terrenos baldios a construírem os muros em torno de sua propriedade, valorizando-a, ao mesmo tempo em que embelezam a cidade. Serão 14 artistas, que a partir do dia 28 iniciarão a pintura com estilo de grafite e paisagísticos. O projeto terá continuidade durante todo o ano.

 

Festival de Arte Nativa (FAN)

De 4 a 7 de dezembro será realizada a 9ª edição do Festival de Arte Nativa – FAN, como parte das comemorações dos 140 anos de emancipação política de Corrente. O Festival tem como objetivo central a valorização do talento correntino. Premiações em dinheiro serão dadas aos 3 primeiros colocados de todas as categorias.

 

Lançamento de Livro Didático

Será realizado um concurso para a elaboração de um livro didático, englobando a história e a geografia de Corrente, que a partir do próximo ano, de acordo com lei aprovada pelo legislativo municipal e sancionada pelo prefeito, fará parte do currículo das escolas municipais, do 6° a 9° ano. O edital será lançado início na semana das festividades.

 

Eventos Esportivos

Durante a semana de comemorações, três eventos esportivos farão parte da programação. As instituições participantes do futsal masculino livre, que será realizada no dia 3, são: UESPI, IBC, Colégio São José, IFPI, CEEPTI Dionízio Rodrigues Nogueira, e a Unidade Escolar Joaquim Lustosa. Dia 6 de dezembro, serão realizados jogos no Estádio Paraguassú com as seleções masculinas e femininas de futebol, tendo como convidado especial as seleções de Riacho Frio. No domingo, dia 8, será realizado a Competição 140 Anos de Karatê de Corrente, no Ginásio Domingos Apolônio.

 

Parada Cívica

No dia 01 de dezembro, haverá um desfile, com o objetivo de contar a história de Corrente, através de carros alegóricos, onde cada instituição participante representará uma década correspondente à história. As instituições participantes  já confirmadas são a UESPI, o São José, o IBC, a Faculdade do Cerrado, a UAB, Sindicato dos Trabalhadores, o Banco do Brasil.

 

No dia 28 de novembro, a cidade já entra em clima de festas de final de ano,  com a inauguração da iluminação natalina, às 19h. A partir das 20h, em frente à Casa da Cultura, acontecerá o Auto de Natal, evento que irá emocionar a comunidade Correntina.

Outra novidade será a reabertura da Biblioteca Municipal, além da Exposição de Artes Plásticas e Feira do Livro.


Corrente 140 anos!


Você tem motivos para comemorar!


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »