16/05/2020 às 12h40min - Atualizada em 16/05/2020 às 12h40min

Queda de avião entre o Ceará e o Piauí mata quatro pessoas

Bombeiros e peritos retomam buscas neste sábado

Cidade Verde; edição: Portal Corrente
Crédito: Emanuel Coelho/ O Povo
Um avião de pequeno porte caiu na noite desta sexta-feira (15), no Ceará, provocando a morte de quatro pessoas. O Corpo de Bombeiros e peritos criminais retomaram, na manhã deste sábado (16), as buscas pelos corpos da vítimas do avião que transportava um paciente com Covid-19 de Sobral (CE) para Teresina. 

Entre os mortos estão o piloto Paulo César Magalhães Costa, dois médicos - Carlo Victor Sousa Rodrigues (residente de cirurgia geral do hospital Santa Maria, em Teresina), Pedro Meneses(médico paciente que estava com Covid-19) e a enfermeira Samara Félix, que é responsável pelo treinamento do Samu Estadual do Piauí. 




O avião caiu em uma região da Serra da Ibiapaba. Os corpos serão levados para o Instituto Médico Legal de Fortaleza para identificação.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Sobral, coronel Roberto Moraes, informou que as buscas foram retomadas com bombeiros de Sobral e Fortaleza. Os bombeiros estão usando Equipamentos de Proteção Individual  porque uma das vítimas estava com Covid-19. Mais de 10 homens participam da operação. 


 

A pericia da Aeronáutica está se deslocando para o local para levantar as causas do acidente. 

"Os corpos devem ir para Fortaleza porque estão carbonizados. O IML mais próximo é o de Sobral, mas lá não faz exame biológico ", disse o comandante.  O coronel Roberto Moraes informou que há destroços por toda parte e  a Polícia Civil e Aeronáutica estão investigando o caso.
 

Família em deslocamento 

Irmã da enfermeira Samara Félix, Ana Paula Félix, disse ao Cidadeverde.com que a família está em deslocamento para o Ceará. Por enquanto, o namorado da enfermeira está no local das buscas.

"Estamos muito abalados, ainda sem acreditar. Estamos levando fotos , documentos para ajudar na identificação do corpo", conta Ana Paula.  Samara deixa um filho de 16 anos. 

A coordenadora geral do Samu do Piauí, Chistianne Macêdo, disse que foi uma grande perda a morte da enfermeira Samara Félix, 35 anos. 

Enfermeira Samara Félix  (a que faz a selfie)

Servidora efetiva do Estado, Samara  coordenava há 3 anos o Núcleo de Educação e Urgência do Samu estadual. Desde 2011 ela trabalhava no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. "Estou sem acreditar, impactada. Era uma menina desenrolada, dinâmica, extremamente dedicada, inteligente. Menina que tinha um futuro brilhante, que estava no inicio de carreira", lamentou.

Segundo Christianne, 11h da manhã de ontem Samara ligou para ela  e informou que esse voo era fretado, particular, e que antes ligou para três médicos e nenhum pode ir, mas conseguiu falar com médico Carlo Victor.


Políticos lamentam morte de piloto e destacam habilidade e profissionalismo


 

Iracema Portela, Ciro Nogueira e Fábio Novo são alguns dos políticos que lamentaram a morte do piloto Paulo César Magalhães nas redes sociais. O "comandante PC", como era conhecido, morto no acidente.  

Com mais de 40 anos de experiência, Paulo César era um dos mais renomados pilotos do Piauí e fez voos com muitas autoridades políticas em sua carreira. O secretario estadual de Cultura, deputado Fábio Novo, lembrou, em postagem feita no Instagram, um acidente que sofreu com ele no ano de 2008, na cidade de Colônia do Gurgueia, no Sul do Piauí. Novo destacou a habilidade do comandante PC e acredita que o piloto tenha feito de tudo para evitar a queda do avião no Ceará.

"Conheci o Comandante PC adolescente na casa no meu padrinho na Acésio do Rego Monteiro na Ininga. Nem me passava pela cabeça que um dia voaria com ele. Anos depois nos reencontramos para fazermos muitos vôos. Em alguns deles fui de copiloto. Ele até me deu algumas aulas! Em outubro de 2008 caímos juntos, após uma decolagem em Colônia do Gurguéia! Renascemos juntos, graças à sua calma e larga experiência. Ele feriu levemente o nariz! E eu o braço esquerdo! Lembro bem daquela tarde de domingo! Passei cerca de 3 anos sem voar. Venci o trauma com o Comandante Paulo César. No primeiro vôo rimos juntos e até questionei se tinha 7 vidas. Ele respondeu: você tem 9 e eu 9! Então dá 18! Fabão: ainda vamos voar muito! E voamos! E comemoramos juntos muitas conquistas! Sei que você tentou evitar o pior! Sou testemunha! Sou prova viva! Que Deus te receba com os demais e conforte os familiares", postou Fábio Novo.

O senador Ciro Nogueira também se manifestou sobre a morte de Paulo César Magalhães. O presidente nacional do Progressistas contou que fez diversas viagens com o comandante e que sempre constatou o profissionalismo do piloto. 

"PC era um piloto experiente e um profissional exemplar, tive a oportunidade de fazer diversas viagens sob seu comando nas quais pude verificar sua capacidade, assim como a seriedade da empresa para a qual trabalhava, a Top Line. Nesse momento de dor, envio meus sentimentos à família do PC, e também aos familiares e amigos de todos os que faleceram neste trágico acidente. Que Deus os conforte", escreveu Ciro.

A deputada federal Iracema Portela contou que está muito triste com as quatro mortes que aconteceram no acidente aéreo. A parlamentar também relembrou viagens feitas com o comandante PC pelo inteiro  do Piauí e disse que lhe viu pela última vez na quarta-feira (13).

"Triste demais com a notícia da partida tão trágica do amigo PC; piloto experiente com quem viajei inúmeras vezes pelo interior do Piaui. Que Deus o receba, ampare sua família e as famílias  de todos os que faleceram neste acidente hoje. Na última quarta-feira quando eu estava embarcando de Teresina para Brasília o encontrei na Top Line, sempre tão educado e solícito", postou Iracema. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »