28/11/2013 às 15h56min - Atualizada em 28/11/2013 às 15h56min

Estudantes de Pedagogia da UESPI assistem aula com o historiador Edilson Araújo

Alunos ficam encantados com as histórias contadas sobre as peças do museu do historiador

Viviane Setragni
Portal Corrente
Portal Corrente

O historiador Edilson Araújo Nogueira ministrou uma aula aos estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UESPI nesta terça-feira (26), no museu que é de sua propriedade, instalado nas dependências da Universidade , com utensílios e encontrados arqueológicos de Corrente e região.

Durante a apresentação do museu, Edilson compartilhou com os alunos e o professor de história Ernesto Bembem os meios pelos quais conseguiu reunir os achados históricos, assim como relatou a história de cada utensílio, com ricos detalhes sobre a quem pertencia, o contexto da época e a história da família em questão.Os alunos ficaram surpresos, já que desconheciam a existência do museu,  e encantados com a explanação acerca da história de diversas famílias de Corrente.

O museu foi fundado em 1999, sendo que o historiador conta que formou o acervo com doações, peças que pertenciam a sua família e achados arqueológicos encontrados no interior de Corrente. “A importância deste museu é mostrar para a sociedade a história das famílias de Corrente, o que a sociedade de épocas passadas deixou como legado para os tempos futuros”, enfatizou.

Podem ser encontrados no museu uma Urna Funerária, a Igaiçaba, que é uma peça primitiva, uma coleção de relógios que pertenceram a diversas famílias da sociedade Correntina do século XVIII, muita porcelana, santos barrocos, além de outras peças escolhidas com muito cuidado.

Instalado provisoriamente em uma sala da UESPI, o museu não conta com o apoio de nenhuma entidade ou do poder público. Toda a responsabilidade pela manutenção e assistência ao museu é exclusivamente do historiador, que lamenta não possuir condições de instalá-lo em um local adequado, com os devidos cuidados.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »