05/11/2020 às 14h37min - Atualizada em 05/11/2020 às 14h37min

Pablo Carvalho, candidato a prefeito de Sebastião Barros, é vítima de fake news por perfil falso do Facebook

Portal Corrente
Pablo Carvalho é candidato a prefeito no município de Sebastião Barros (Foto: Reprodução Facebook)
O candidato a prefeito no município de Sebastião Barros, Pablo Carbalho (PSD), foi vítima de uma fake news, ou notícia falsa, nas redes sociais.

Um perfil falso no Facebook publicou, com um texto cheio de erros ortográficos, que o candidato teria testado positivo para Covid-19.

O candidato afirma que foi pego de surpresa com a divulgação da notícia, e publicou um vídeo nas redes sociais esclarecendo que a informação não é verdadeira. "A informação foi divulgada por um perfil falso, então já sabemos que não há qualquer boa intenção por trás dessa atitude. Fazemos a nossa política de forma limpa, com uma proposta de mudança, e lamentamos que algumas pessoas não aceitem e tentem prejudicar o processo democrático das eleições", comentou Pablo Carvalho.

 

A assessoria jurídica do candidato afirma que as providências legais já foram tomadas. 

Para evitar que a divulgação das fake news tome grandes proporções nas Eleições 2020, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta o cidadão para um papel fundamental: o de denunciar irregularidades no processo eleitoral. Podem ser feitas denúncias de notícias falsas sobre a realização da eleição, orientações para o dia da votação, resultados e candidatos, entre outros assuntos.

Os eleitores têm à disposição pelo menos três meios para denunciar irregularidades, como as notícias falsas recebidas. As denúncias podem ser registradas no
Pardal, bem como podem ser encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral (MPE) e às Ouvidorias da Justiça Eleitoral.


 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »