22/02/2021 às 08h55min - Atualizada em 22/02/2021 às 08h55min

Piauí vai colher quase 3 milhões de toneladas de soja

Secretário Rafael Fonteles garantiu durante abertura da colheita da safra que na próxima semana o plano será divulgado e trará a região como uma prioridade

AI Comunicação
A Associação dos Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja Piauí) e parceiros realizaram a abertura oficial da colheita da safra 20/21, com expectativa de mais de 2 milhões e 800 mil toneladas de soja.  O evento aconteceu no município de Baixa Grande do Ribeiro, 580 km de Teresina e contou com a presença dos produtores e várias autoridades políticas do Piauí.  Para o presidente da Associação, Alzir Neto, o comprometimento do coordenador do Pro Piauí, Rafael Fonteles, de que o território do cerrado estará presente no plano de recuperação das rodovias do Piauí que será oficialmente anunciado na próxima semana e que deve conter o terceiro trecho de 71 km da PI-392; com a garantia de recurso empenhado pelo senador Marcelo Castro.  

“Assim, esta obra será feita pelo DER e nos foi garantido pelo secretário Rafael durante o evento a conclusão destas obras se dará em oito  meses com a inclusão da região do cerrado neste plano. É uma expectativa do setor que já dura aí mais de 20 anos, estamos otimistas” , afirma Alzir Neto.

Três importantes trechos para o escoamento da safra que devem ser concluídos. Além de Rafael Fonteles, os gestores dos três órgãos, Castro Neto do DER-Piauí (Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí); Simone Pereira da Seagro (Secretaria do Agronegócio), Leonardo Sobral do Idepi (Instituto de Desenvolvimento do Piauí) e todos se comprometeram com o projeto de melhoria  da logística na região através de  obras de infraestrutura.

A ordem de serviço dos Trechos a PI-392 tem 272 km de extensão e liga o município de Ribeiro Gonçalves (divisa com o Maranhão) a Bom Jesus, passando por Baixa Grande do Ribeiro, Serra Uruçuí, Serra das Laranjeiras (Entroncamento com a Rodovia Transcerrados/PI-397) e Currais foi assinada durante o evento do qual também participou o deputado federal Júlio César e os deputados estaduais Zé Santana (MDB) e Georgiano Neto (PSD).

Presença do superintendente do BNB reforça importância do agronegócio do Piauí

O evento foi muito prestigiado e contou com a participação do BNB, com a presença do superintendente Diogo Martins, que reforçou a importância da região e a disponibilidade do BNB como grande parceiro do agronegócio.  “Não há como falar em agronegócio na região Nordeste sem falar no banco do Nordeste. O BNB é fundamental para qualquer empreendedor e sempre tem se mostrado sensível à realidade do setor agrícola. Aqui, contamos com a presença não apenas do superintendente estadual, mas do diretor de crédito o que reforça o banco reconhecimento do potencial produtivo do Piauí”, ressaltou o presidente da Aprosoja.

No ano passado, entre março e novembro, o Banco do Nordeste investiu R $752,8 milhões no Agronegócio do Piauí. Desse montante, R $416,2 milhões foram destinados à contratação com pessoa física e R $195,1 milhões à pessoa jurídica. Um total de R$ 611,3 milhões configuram recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), além de R$ 141,4 milhões referentes à Fonte de Recursos Poupança Rural.

“Temos buscado ampliar as carteiras do Agronegócio no Cerrado, uma região promissora no Piauí, para alcançar resultados ainda melhores”, avalia o superintendente Estadual do Banco do Nordeste no Piauí, Diogo Martins.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »