01/04/2021 às 10h08min - Atualizada em 01/04/2021 às 10h08min

Idosa de 77 anos internada com covid recebe alta do Hospital Júlio Borges de Macedo em Curimatá

Ela foi a primeira paciente a usar VNI durante o tratamento na instituição

Viviane Setragni
Portal Corrente
A cidade de Curimatá comemorou nesta quarta-feira (31) a alta de dona Brasília Lustosa Nogueira, de 77 anos de idade, internada no Hospital Júlio Borges de Macedo por causa da Covid-19. Internada desde o dia 21 de março, ela finalmente venceu a sua luta contra a doença responsável por milhares de mortes no mundo inteiro, inclusive de pessoas mais jovens.

De acordo com a assessoria do hospital, dona Brasília foi a primeira paciente a usar Ventilação Não Invasiva, mais conhecida como VNI, que consiste em um método para ajudar na respiração de uma pessoa através de aparelhos que não são introduzidos no sistema respiratório. "A ventilação é feita através da adaptação do paciente em máscara facial, onde esta encontra-se conectada por um circuito ao ventilador respiratório. A terapia tem sido utilizada pela Equipe de Fisioterapia do HEJBM para auxiliar na recuperação dos pacientes com COVID-19. De acordo estudos, o uso de terapias não invasivas reduz em até 61% a necessidade de intubação do paciente", diz a nota publicada pelo hospital.

A alta da idosa foi comemorada pelo prefeito Valdecir Júnior em suas redes sociais. "Diante de tantas notícias ruins e de tantas perdas, uma notícia boa precisa ser propagada: Mais uma PACIENTE, vítima da COVID recebe alta no Hospital Júlio Borges de Macêdo, em nossa Curimatá. Dona Brasília Lustosa Nogueira, 78 anos, nasce novamente para a vida neste dia, com sua plaquinha #euvenciacovid. Desejamos toda sorte do mundo à senhora!", disse o gestor.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »