03/04/2021 às 11h07min - Atualizada em 03/04/2021 às 11h07min

Com doze notas acima de 900, estudantes do IFPI Corrente surpreendem com excelente desempenho na redação do ENEM

Viviane Setragni
Portal Corrente
Com a divulgação das notas do ENEM esta semana, o Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus Corrente, foi surpreendido com o excelente desempenho nas notas de redação dos seus estudantes. Nada menos que 12 alunos conquistaram notas acima de 900, 13 acima de 800 e 6 acima de 700. As notas estão muito acima da média nacional da redação no Enem 2020, 588,74, e despertam a curiosidade sobre a metodologia utilizada para obter os excelentes resultados.

A diretora de Ensino da instituição, Cleonice Moreira Lino, acredita que uma abordagem reflexiva, mesmo em meio aos cursos técnicos, tem sido fundamental para o desenvolvimento de uma abordagem mais ampla dos estudantes. "Temos um ensino que aborda várias disciplinas reflexivas além das disciplinas das áreas técnicas que acreditamos que amplia a visão de mundo. Há um estímulo para leitura através das diferentes disciplinas. Trabalhamos com o Aprova Enem um projeto de extensão que também é aberto para a comunidade e que prepara para o Enem não somente em redação mas também nas disciplinas do exame", pontua.

Ela lembra que grande parte dos estudantes é proveniente da escola pública e apesar das grandes diiculdades, o empenho e a dedicação dos professores tem resultado em grandes conquistas. "Muitos alunos chegam com dificuldades gritantes e nosso número não é maior porque em três anos nem sempre conseguimos reparar tantas dificuldades, mas percebemos avanços significativos na evolução dos alunos ao concluírem o médio integrado". 

Já o diretor geral, Laecio Barros, enfatiza que o uso de uma abordagem específica para a disciplina de redação também contribuiu significativamente para o excelente desempenho dos estudantes. “Acreditamos que o projeto de ensino ‘Laboratório de Redação’, coordenado e executado pelas professoras de Língua Portuguesa do Campus, Moris Albert Lima, Sandra Nogueira, Polyana Carvalho e Soliane Souza, além das aulas e disciplinas curriculares regulares, que utilizam padrões de ensino e avaliação semelhantes aos do ENEM, contribuíram para o bom resultado dos nossos alunos“.

O Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus Corrente, possui atualmente cerca 470 alunos matriculados nos quatro cursos integrados de Ensino Médio ao Técnico, sendo eles Informática, Administração, Meio Ambiente e Agropecuária. Estudantes de  vários municípios de todo Extremo-Sul do Estado do Piauí e até da Bahia lutam para obter uma vaga todos os anos da instituição, que também oferece Ensino Superior. Este ano, por causa da pandemia da Covid-19, muitos estudantes não realizaram a prova do ENEM, o que leva a crer que o desempenho geral poderia ter sido ainda melhor.


Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total, parcial ou divulgação comercial deste conteúdo sem prévia autorização do Portal Corrente.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »